Rádio Onda Viva

Emissão Online

Bombeiros, Misericórdia e política marcaram vida de José Trovão

O corpo de José Ferreira Trovão, administrador da Rádio Onda Viva, falecido ontem aos 90 anos, está desde hoje em câmara ardente na Capela Mortuária da Igreja Matriz da Póvoa de Varzim. O funeral é amanhã às 15h.

As reações de pesar ao falecimento de José Trovão não param de chegar de vários quadrantes da sociedade poveira.  

Quem privou com ele no campo político foi Henrique Campos Cunha, que exerceu o cargo de vice-presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim no tempo em que o CDS foi poder. Foi nessa época que os dois cruzaram os caminhos da vida mais intensamente e Campos Cunha diz que via em José Trovão um amigo com um trajeto de vida invejável,  sem mácula e cujo perfil faz falta à Póvoa.

José Trovão foi vice-presidente e presidente da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, entre 1972 e 1991, um longo período em que “deixou um  legado inquestionável”, segundo Rui Coelho, o atual presidente da Direção dos bombeiros.

Na Santa Casa da Misericórdia, da qual era irmão desde 1948, José Trovão foi vice-provedor, provedor e presidente do Conselho Fiscal entre 1970 e 1982, um período complicado em que teve um papel importante no alargamento dos lares, entre outras ações, destaca o atual líder da instituição, Virgílio Ferreira.  

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login