Rádio Onda Viva

Emissão Online

Faleceu administrador da Rádio Onda Viva (com vídeo)

Faleceu José Ferreira Trovão, administrador da Onda Viva e um dos fundadores deste órgão de comunicação social da Póvoa de Varzim em 1989. Ainda recentemente, já depois da comemoração dos 26 anos da rádio, destacava o crescimento da estação e os elevados níveis de audiência alcançados pela equipa de trabalho.

José Trovão tinha 90 anos e foi um conhecido médico veterinário, tendo também desempenhado diferentes funções em diversas instituições locais como o Varzim Sport Club (onde foi vice-presidente da Assembleia-geral entre 1983 e 1987), a Associação Humanitária dos Bombeiros (onde foi vice-Presidente e presidente entre 1972 e 1991) e a Santa Casa da Misericórdia (onde foi vice-provedor, provedor e presidente do Conselho Fiscal entre 1970 e 1982), entre outros. Esteve ainda ligado ao grupo Sopete entre 1977 e 1997.

Era um católico devoto e assumiu durante muito tempo o papel de juiz da Confraria de Nossa Senhora das Dores, sendo, desde 1970, presidente da sua comissão de festas.

Em termos políticos, José Trovão foi vereador e presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados da Câmara da Póvoa entre 1972 e 1974, tendo assumido a presidência depois do 25 de Abril até Outubro de 1974. Voltou, depois a ser vereador entre 1986 e 1989.Também foi líder da Assembleia Municipal da Póvoa, entre 1990 e 1997, depois de ter sido secretário da mesa entre 1980 e 1985. Em 1998, foi homenageado pelo município com a Medalha de Reconhecimento Poveiro grau prata. O ex-autarca Macedo Vieira, que o distinguiu pelos relevantes serviços prestados no concelho, destaca o cidadão exemplar que dedicou a vida à causa pública.

O diretor da Rádio Onda Viva, Octávio Correia, recorda o homem com "H", sempre disponível para ajudar, dizendo que a Onda Viva perdeu o seu "pai".

A Câmara da Póvoa já decretou três dias de luto pelo falecimento de José Trovão. O funeral está marcado para as 15h da próxima sexta-feira na Igreja Matriz, em cuja capela mortuária o corpo ficará em câmara ardente a partir de amanhã.

Pela nossa parte, fazer mais e melhor é a maior homenagem que lhe podemos prestar.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login