Rádio Onda Viva

Emissão Online

Debate aceso na AR e dragagens sem eficácia no porto da Póvoa

Não está a dar grandes resultados a dragagem ao porto de pesca da Póvoa de Varzim. O presidente da autarquia poveira diz que o mar tem reposto quase na totalidade os sedimentos que têm sido retirados pela draga, o que é consequência dos trabalhos enfrentarem marés vivas de inverno. Aires Pereira diz que a empreitada não está a resultar.O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim frisa a reduzida eficácia da dragagem no porto de pesca não é uma boa notícia para a Póvoa.  No final da reunião de câmara desta segunda-feira Aires Pereira referiu-se ainda às decisões da Assembleia da República (AR), assentes em projetos de resolução e que passaram no crivo da maioria: foram da autoria de PSD e CDS, que receberam o voto favorável da oposição. O contrário já não sucedeu e a maioria rejeitou os documentos que PCP, Bloco de Esquerda e PS elaboraram sobre a matéria.  

Acerca da iniciativa dos sociais-democratas, apresentada pelo deputado Afonso Oliveira, já lhe demos conta de todos os pormenores (como pode recordar no nosso sítio na Internet). Em relação  ao outro projeto de resolução que passou, o do CDS, foi dado a conhecer pelo deputado Michael Seufert, que, durante a sua intervenção, foi alvo de vários apartes proferidos por Jorge Machado, do PCP, por causa dos números que o centrista apresentou. Já Jorge Machado, do PCP, disse que os projetos de resolução de PSD e CDS tinham segundas intenções face ao um problema que a maioria não resolveu em devido tempo. Mas o projeto do PCP foi chumbado pela maioria, como sucedeu aliás com o do Bloco de Esquerda que, como realçou o deputado Pedro Filipe Soares, recomendava ao governo a adopção de um plano de dragagens a todos os portos do país entre os quais, como é lógico, o da Póvoa de Varzim. Também o projeto de resolução do Partido Socialista, apresentado pelo deputado Jorge Fão, foi chumbado pela maioria PSD/CDS. O documento socialista sublinhava a existência de um problema nacional de excesso de areias em vários pontos do país.

Só foram, então, aprovados os projetos de resolução do PSD e do CDS sobre o problema do excesso de areias nos portos nacionais, sobretudo no da Póvoa, já que a maioria dos dois partidos chumbou os documentos de recomendação ao governo elaborados por PS, PCP e Bloco de Esquerda.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da manhã.

RECOMENDADAS

Login