Rádio Onda Viva

Emissão Online

Eleições a correr "dentro da normalidade" na Leicarcoop

Eleições a correr "dentro da normalidade" na LeicarcoopJá começaram as eleições para os órgãos sociais da Leicarcoop. O ato eleitoral começou às 14h e, por agora, está tudo a decorrer dentro da normalidade. A votação só termina às 18h. A sufrágio está apenas uma lista, liderada por Rui Sousa, que, desde 11 de Julho, preside à comissão de gestão.

Na altura, conforme a Onda Viva lhe contou, em assembleia-geral, 88% dos produtores presentes decidiram destituir a direção e nomear uma comissão de gestão, face ao que apelidaram de “sucessivos erros de gestão” e à entrada de um Processo Especial de Revitalização (PER) da cooperativa do universo Leicar. Sabe-se, agora, que as dívidas ascendem a cinco milhões de euros, entre produtores de leite (a quem estão em dívida mais de um milhão de euros), fornecedores e entidades bancárias.

Em comunicado, a comissão de gestão diz ainda que já foram retomados os pagamentos mensais aos agricultores, houve uma renegociação do preço com compradores e foi renovado um pedido de audiência ao ministro da Agricultura.

Mas a polémica está para durar. José Oliveira, o presidente destituído, que preside também à Leicar - A Associação de Produtores de Leite e Carne, que criou a Leicarcoop, interpôs já uma providência cautelar em tribunal, alegando a ilegalidade da assembleia-geral que o destituiu da presidência. Agora, recusou concorrer a eleições e diz aguardar que o tribunal – e passo a citar – “reponha a legalidade”, do que já considerou “um assalto ao poder”.

RECOMENDADAS

Login