Rádio Onda Viva

Emissão Online

Polémica na Leicarcoop: dívidas, atrasos no pagamento e muita confusão

Polémica na Leicarcoop: dívidas, atrasos no pagamento e muita confusãoA polémica está instalada na Leicarcoop. Alguns produtores de leite promoveram, recentemente, uma assembleia geral extraordinária, reclamando erros de gestão e atraso de três meses nos pagamentos. Da sessão resultou a aprovação de uma deliberação de demissão da direção e de constituição de uma comissão de gestão, com uma votação que rondou os 88% a favor. Em causa estão cerca de 60 explorações agrícolas, ou seja, centenas de pessoas, entre familiares e funcionários dos produtores, que estão já a passar muitas dificuldades. Esta situação foi revelada em comunicado e o porta-voz do grupo, Rui Sousa, prometeu revelar mais pormenores sobre esta tomada de posição, ao final da manhã desta quinta-feira. No entanto, José Oliveira, presidente afastado do cargo, interpôs uma providência cautelar para travar um processo que apelida de lamentável.

O líder da Leicar desmente que os produtores contestatários tenham retomado relações comerciais com antigos parceiros e renegociado preços de leite e prazos de pagamento, como reclamam na nota de imprensa, respondendo que até foi ele quem perdeu um comprador importante devido a este impasse.

A nova equipa em funções diz que se deparou com graves dificuldades financeiras e elevadas dívidas, bem como um pedido de Processo Especial de Revitalização de Empresa, mas José Oliveira garante que esse foi um passo necessário para salvar a Leicarcoop. O dirigente assegura que quem tentou tomar o poder à força vai sofrer as respetivas consequências.

Esta situação associa-se a outras bem recentes, como por exemplo o fim da Feira Agroleite e o não avanço da fábrica de embalamento. José Oliveira admite que há algo ou alguém por detrás de tudo, mas defende que não é o momento certo para o denunciar.

À tarde contamos ter a posição do grupo de produtores de leite que estão descontentes na Leicarcoop.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da manhã.

     

RECOMENDADAS

Login