Avança dragagem de emergência no fim do Verão, garante ministra
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em terça-feira, 26 julho 2016 16:31
- Escrito por: João Ricardo
Vai haver uma nova dragagem de emergência no porto de pesca da Póvoa de Varzim já em Setembro ou início de Outubro. A garantia foi dada, hoje, pela ministra do Mar, durante uma visita à fábrica de conservas “A Poveira”. Ana Paula Vitorino diz que a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos está a preparar o concurso para que se possa fazer a dragagem logo a seguir ao Verão. Paralelamente, explicou a governante, foi criado, conforme a Onda Viva noticiou, um grupo de trabalho, envolvendo autarquias, associações de pesca, autoridade marítima e Ministério do Mar, para encontrar uma solução de médio/longo prazo para o assoreamento do porto poveiro.
O presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar diz que o que custa aos pescadores é saber que o problema é mais do que conhecido e, mais uma vez, insiste-se no erro: dragar à porta do Inverno. José Festas faz parte do recém-criado grupo de trabalho e já tem solução para o problema de assoreamento do porto poveiro: é preciso, diz, prolongar o molhe sul de forma a que este fique paralelo com o molhe norte e, assim, impedir a entrada das areias que vêm das praias de Vila do Conde para dentro do porto. É essa solução que, em nome dos homens do mar, vai defender no grupo de trabalho.
Satisfeito ficou o presidente da Câmara da Póvoa. Aires Pereira diz que o grupo de trabalho é uma excelente ideia e a prova de que o Governo está a encarar com seriedade o problema. Quanto à dragagem de emergência, considera que chega tarde, mas defende que é melhor do que nada.
As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.
by WebFarol