Rádio Onda Viva

Emissão Online

25 camas já estão à espera dos peregrinos (fotogaleria)

Já abriu as portas o novo albergue de Peregrinos de Santa Clara, em Vila do Conde. É no antigo posto de Turismo da rua 5 de Outubro (EN13), junto ao mercado municipal, em pleno centro da cidade. A presidente da Câmara, Elisa Ferraz, diz que foi a forma encontrada pelo executivo para que aquele espaço continuasse a ser um pólo divulgador do concelho. A autarca explica que o movimento de peregrinos – quer para Santiago, quer para Fátima – é cada vez maior e Vila do Conde era o único município no Caminho de Santiago que não dispunha de um albergue no centro da cidade. Exatamente pela sua centralidade, Elisa Ferraz não tem dúvidas de que o novo albergue será um sucesso. A presidente da Câmara diz que há 40 mil peregrinos a passar no concelho por ano e o chamado Caminho da Costa (que passa pelo centro de Vila do Conde), fruto da aposta dos municípios nos passadiços junto ao mar, está em franco crescimento. O novo albergue tem 25 camas, distribuídas por três camaratas. Há uma cozinha, uma sala de refeições e convívio, um terraço, lavandaria com máquina de lavar e secar roupa, instalações sanitárias, internet e até um pátio para guardar as bicicletas dos peregrinos que chegam a pedalar. Há ainda um quarto com sete camas, uma das quais de casal, preparado para receber famílias.

O presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, fez questão de estar presente na inauguração. Diz que o objetivo não é só captar o peregrino de Santiago, mas promover, cada vez mais, a ligação Fátima-Santiago e levar os peregrinos que vêm a Fátima a seguir para Santiago e, assim, percorrer todo o norte do país. Reconhecendo que a sinalética nos Caminhos de Santiago é deficiente e, muitas vezes até confusa, Melchior Moreira diz que o Turismo Porto e Norte de Portugal já criou um consórcio, do qual fazem parte da Comissão de Coordenação da Região Norte, a Direção Regional da Cultura e o Turismo da Galiza, a fim de gerir de forma integrada os caminhos. A ideia é requalificar albergues, tornando-os mais confortáveis e atrativos, harmonizar sinalética e, ao mesmo tempo, ter um conjunto de ofertas disponíveis que possam levar o peregrino a prolongar a sua estadia na região

O novo albergue de Vila do Conde começou a funcionar hoje. Recebe peregrinos, todos os dias, entre as 17h e as 22h. Será gerido diretamente pela autarquia e, por agora, funcionará por donativos, sem valor fixo de alojamento.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

RECOMENDADAS

Login