Rádio Onda Viva

Emissão Online

Oposição deu contributos para o novo tarifário da água

Há duas alterações ao tarifário da água que resultam do contributo da oposição: o PS negociou reduções mais expressivas para as famílias numerosas. O desconto vai chegar a 2539 famílias; por sugestão do CDS-PP, os pequenos consumidores não domésticos foram alargados dos 25 para os 30 m3 de consumo mensal. A medida abrangeu mais 110 empresas. O presidente da Câmara da Póvoa, Aires Pereira, explica os contributos que vieram da oposição, com quem fez questão de discutir, numa primeira fase, o tarifário.

A vereadora eleita pelo PS, Elvira Ferreira, explica que, pelo lado dos três eleitos socialistas, a proposta passou por um desconto maior para os consumidores domésticos e pelo aumento do desconto para famílias numerosas. O acolhimento da maioria foi parcial, mas a vereadora reconhece que um desconto maior para os 32.120 consumidores com consumos até 25 m3 teria um impacto muito grande no orçamento da autarquia e quase nenhum no bolso das famílias.

Jorge Serrano lembra que a ERSAR impôs o fim dos escalões, que deu origem a esta revisão do tarifário. O vereador do CDS-PP explica que, no caso dos consumidores domésticos, a descida atinge, no máximo os 95 cêntimos, e é, portanto, ligeira. Ainda assim, um sinal positivo para os poveiros. Para consumos domésticos acima dos 25 m3 há um aumento de preços, ainda que ligeiro, o que levou Jorge Serrano a sugerir à maioria que, a par com o novo tarifário, avance com uma campanha de sensibilização para a redução de consumos. Acolhida foi ainda a sugestão do centrista de que o escalão dos pequenos consumidores não domésticos fosse alargado dos 25 para os 30 m3 de consumo mensal. A medida, congratula-se Jorge Serrano, permitiu abranger mais 110 pequenas empresas, passando o número para quase 3100 empresas. Para consumos acima dos 30 m3 há um agravamento expressivo das tarifas.

No final, acolhidas duas propostas da oposição, o tarifário passou aprovado por unanimidade e entrará em vigor já em 2016.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login