Fatura da água vai descer na Póvoa em 2016
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em terça-feira, 08 dezembro 2015 09:03
A Câmara da Póvoa vai baixar a fatura da água já em 2016. Haverá uma pequena redução – da ordem dos cêntimos - para consumidores domésticos, as famílias numerosas com dois ou mais dependentes vão pagar menos e, no caso das para pequenas empresas com consumos até 30 metros cúbicos, a redução que pode ultrapassar os 20 euros por mês.
Começando pelas famílias: para os 32.120 consumidores com consumos até 25 metros cúbicos, explica o presidente da Câmara da Póvoa, haverá uma pequena redução na fatura mensal. Aires Pereira diz que é “mais uma ajuda” para as famílias poveiras, a juntar ao IMI Familiar e a aplicação da taxa de IMI mais baixa do país.
Mais significativas são as reduções para consumidores não domésticos com consumos até 30 m3. São cerca de 3100 pequenas empresas – lojas, pequenos cafés, consultórios, etc. – que até agora, explica Aires Pereira, eram muito penalizados pela indexação da fatura do lixo à da água. Aires Pereira dá dois exemplos: no caso de consumos mensais de 15 m3 a redução na fatura é de 69 para 61 euros; no caso de 25 m3 a fatura mensal passa de 120 para 94 euros.
As famílias numerosas – entenda-se com dois ou mais dependentes - também vão passar a ter descontos. Por exemplo, quem gastar 15 m3, se tiver cinco pessoas no agregado famíliar vê a fatura passar de 46 para 39 anos. Para consumos de 20 m3, se tiver cinco pessoas no agregado passa dos 62 euros para 51. Caso seja seis, a fatura desce ainda mais para os 48 euros.
Mantém-se ainda sem alterações o tarifário social que já beneficia 470 famílias poveiras. Com as alterações introduzidas, a Câmara deixa de arrecadar 200 mil euros. A fatura anual do município é, atualmente, entre água, saneamento e resíduos sólidos, de 11 milhões de euros. Ficaram aqui as principais alterações ao tarifário da água para 2016. Em próximos serviços informativos vamos saber o que pensa a oposição das novas tarifas.
As declarações podem ser ouvidas na edição local da manhã.
by WebFarol