Rádio Onda Viva

.

Emissão Online

Aires Pereira recusa debater abertura da marginal de Aver-o-Mar

A Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, a saída da Póvoa de Varzim da Associação de Municípios do Vale do Ave. Apenas o PS, pela voz de Carlos Frasco, lamentou que a Póvoa nunca tenha aproveitado para, através da Amave, concretizar projetos com o apoio de fundos comunitários ou de divulgação turística. O presidente da Câmara, Aires Pereira, informou que a saída está prevista para o próximo ano.

A sessão ficou marcada pela apresentação de moções e recomendações. Por exemplo, José Rui Ferreira, da CDU, viu aprovada uma moção que será enviada ao Governo e à Associação Nacional de Municípios sobre o recente diploma que prevê a transferência de mais competências para os municípios. O presidente da Câmara, Aires Pereira, diz que as autarquias, na questão da transferência de competências, estão sempre de pé atrás com as iniciativas do Governo. Esta moção passou, ao contrário do que sucedeu com uma iniciativa do PS que, como explica João Trocado do Costa, visava criticar a política de desinvestimento do Governo no Serviço Nacional de Saúde. O CDS, apresentou uma recomendação para que a Câmara suscite o debate político sobre a abertura da marginal ao tráfego automóvel, a norte do estádio do Varzim, em direção a Aver-o-Mar, explicou Pedro Guimarães. Tratando-se de uma recomendação, a iniciativa do CDS não foi votada e, no final da sessão, o presidente da Câmara, Aires Pereira, disse para não contarem com ele para debates.

De resto, todos os pontos da agenda foram aprovados e, além disso, por iniciativa do presidente da assembleia, Afonso Pinhão Ferreira, ficaram expressos votos de pesar pelo falecimento de pescadores nos naufrágios em Sintra e no Canal da Mancha, assim como pela morte da escritora Luísa Dacosta.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login