Rádio Onda Viva

Emissão Online

Câmara vai expropriar duas casas para fazer rotunda em Aver-o-Mar

A Câmara da Póvoa vai expropriar duas casas e um terreno no cruzamento da rua das Sencadas com a rua de José André, em Aver-o-Mar. A declaração de utilidade pública foi, ontem, decidida na reunião do executivo municipal. A ideia é ganhar espaço para ali fazer uma rotunda, que possa facilitar a fluidez do trânsito, uma vez concluído o prolongamento da Via B agora em curso até Amorim. A expropriação vai custar 242 mil euros. O PS votou contra. João Trocado admite que a rotunda virá melhorar o projeto, mas também traz um acréscimo de custos, que poderá agravar-se com eventuais ação judiciais, interpostas pelos proprietários dos imóveis.

João Trocado diz que, facilmente, a obra ascenderá a três milhões de euros, uma “fortuna” para fazer 496 metros de via.

O presidente da Câmara, Aires Pereira, explica porque foi necessário recorrer à expropriação e admite que, a construção da nova rotunda, irá, de facto, encarecer a obra. 

O edil não se conforma com o facto de a Agência Portuguesa do Ambiente ter obrigado a autarquia a fazer um viaduto, orçado em quase dois milhões de euros, num procedimento que não foi exigido aquando da construção da A28, que passa ali a meia dúzia de metros. Ainda assim, diz, a conclusão da Via B é uma obra essencial para o concelho, enquanto alternativa à muito congestionada EN13. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login