Rádio Onda Viva

Emissão Online

Estação ferroviária assinala efeméride

A Infraestruturas de Portugal (IP) realiza esta quarta-feira uma cerimónia para assinalar o 1º Centenário da inauguração da Estação Ferroviária de São Bento. A cerimónia decorrerá no Átrio da Estação Ferroviária de S. Bento no Porto, às 16H30, e contará com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

A Infraestruturas de Portugal recorda que o atual edifício de passageiros da Estação Ferroviária de Porto - São Bento, inaugurado a 5 de outubro de 1916, é uma obra da autoria do arquiteto portuense José Marques da Silva (1869 -1947). Encomenda da Companhia dos Caminhos de Ferro do Estado, foi edificado no local do extinto Convento de S. Bento de Avé Maria, iniciou-se a atual construção nos primeiros anos do século XX.
As linhas e plataformas ferroviárias encontravam-se já em pleno funcionamento desde 1896, ligando o centro da cidade à Estação de Campanhã, através da denominada Linha Urbana do Porto, tendo obrigado à abertura do túnel D. Carlos I, com 757 metros de comprimento.
Numa composição ditada por uma lógica funcional específica, o edifício veio substituir um barracão de madeira, inaugurado em outubro de 1896 e assim resolver o descontentamento da população da cidade que exigia uma estação central digna da cidade.

Todos os meses cerca de um milhão de passageiros utiliza a Estação de São Bento como ponto de partida e chegada nas suas deslocações, seja em trabalho seja, e cada vez mais, para viagens de lazer ou não fosse a cidade do Porto um dos principais destinos turísticos do país.
É da Estação Ferroviária de S. Bento que parte o serviço urbano de transporte ferroviário de passageiros da área do Grande Porto e regiões limítrofes, os serviços regional e turístico de passageiros entre o Porto e o Pocinho, da Linha do Douro e a ligação internacional a Vigo, através da Linha do Minho. Também aqui é ponto de partida para o serviços regionais de passageiros entre o Porto e Braga e entre o Porto e Guimarães.
A Estação serve ainda como interface com a estação de São Bento da linha D do Metro do Porto e com o serviço rodoviário da STCP.

Fonte: Transportes em Revista

RECOMENDADAS

Login