Rádio Onda Viva

Emissão Online

Emoção, tristeza e louvores na saída do capitão dos portos

Emoção, tristeza e louvores na saída do capitão dos portosSimas Silva saiu emocionado do cargo de capitão dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde. O capitão-de-fragata que, durante três anos, esteve à frente das capitanias dos dois concelhos diz que sai com tristeza e deixa por cá muitos “amigos para a vida”. Deu, garante, o melhor que podia e sabia no desempenho do cargo A última de três épocas balneares passadas nas capitanias locais “manchou” a comissão de serviço de Simas Silva: duas mortes, uma numa zona não vigiada, outra numa zona não concessionada. Algo que lamenta.

O presidente da Câmara da Póvoa deixou a Simas Silva duas prendas: uma réplica da Lancha Poveira do Alto e o voto de louvor, aprovado por unanimidade, pelo município. Aires Pereira destacou a postura sempre disponível do até agora capitão de porto. Também Elisa Ferraz relembrou o homem que cumpriu a sua missão, mas que, ao mesmo tempo, estabeleceu laços com a comunidade local, que lhe reconhecia o empenho na tentativa de resolver os problemas.

O chefe do departamento marítimo do Norte, Teixeira Pereira, concedeu a Simas Silva um voto de louvor pelos serviços prestados. Também o presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas, agradeceu a colaboração e, em nome dos pescadores locais, ofereceu ao capitão-de-fragata uma réplica do salva-vidas “Cego do Maio”.

Para já Simas Silva vai de férias, depois ficará colocado numa unidade militar da zona de Lisboa. Por enquanto, não voltará à Autoridade Marítima Nacional…

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

     

RECOMENDADAS

Login