Rádio Onda Viva

Emissão Online

Lançado apelo para regresso de médicos do Centro de Saúde ao CEAP

Deste 16 de Junho, Dia Nacional da Luta contra a chamada Doença dos Pezinhos, sai um apelo do provedor da Misericórdia da Póvoa de Varzim, Virgílio Ferreira, e de Rui Faria, diretor do Centros de Estudos e Apoio à Paramiloidose. Um apelo para que seja reativado o envio de médicos do Centro de Saúde para o CEAP, instalado na Santa Casa desde 1989, e que, com as consultas, conseguia sistematizar todos os dados da doença e ser mais eficaz na prevenção. A paramiloidose ainda não tem cura e o transplante do fígado ou a toma de alguns medicamentos só conseguem, na melhor das hipóteses, travar a progressão da doença que deve ser permanentemente acompanhada. Sem os médicos do Centro de Saúde no CEAP todos perdem, advertiu Rui Faria. Antes de terminar a consulta aberta, há seis anos, o CEAP fazia mais de duas mil consultas por ano que foram essenciais para diminuir os efeitos de uma doença devastadora que, normalmente, se revela em plena idade ativa e é incapacitante. A Misericórdia continua disponível para voltar a receber no CEAP as consultas dos médicos do Centro de Saúde. Nesse sentido, o provedor da Santa Casa, Virgílio Ferreira, vai falar com o ministério da Saúde para que o envio de clinicos, que terminou há seis anos, possa ser retomado.

Refira-se que nesta altura, a Santa Casa, com apoio da Segurança Social, presta apoio domiciliário a meia centena de doentes. Do lado do Agrupamento dos Centros de Saúde da Póvoa e Vila do Conde, a diretora não quis falar em concreto da possibilidade de ser retomada, no CEAP, a consulta para os doentes com paramiloidose. É uma matéria que prometeu analisar quando tiver mais informação, mas, para já, Judite Neves que o apoio aos portadores da doença é dado através das USF. Sobre a propagação e efeitos da doença, Judite Neves regista uma evolução positiva nos últimos tempos.  

O Dia Nacional de Luta contra a Paramiloidose contou ainda com a deposição de uma coroa de flores, em frente ao Hospital da Póvoa, junto ao busto do professor Corino de Andrade que estudou a chamada doença dos pezinhos

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

RECOMENDADAS

Login