Rádio Onda Viva

Emissão Online

Praia da Lagoa reconquista bandeira azul

A praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, reconquistou a Bandeira Azul. O anúncio dos galardoados de 2016 foi feito, ontem, pela Associação Bandeira Azul da Europa. De resto, na Póvoa e em Vila do Conde mantém-se tudo na mesma. 

Na Póvoa, há bandeiras azuis na Barranha (que se estende desde o Parque de Campismo da Estela até ao campo de futebol de Aguçadoura); em Quião (do Cruzeiro de Aguçadoura até à Ribeira do Esteiro); Zona Urbana Norte  (do Bar da Praia até ao bar Náutico); Zona Urbana Sul I  (do Náutico até à Esplanada do Carvalhido); Zona Urbana Sul II  (da Esplanada do Carvalhido até ao Porto de Pesca); Paimó (da praia da Pedra Negra à praia de Aguçadoura), Fragosa (na marginal de Aver-o-mar, entre a praia de Fragosinho e a Praia do Esteiro) e, claro, Lagoa (em frente ao hotel Axis Vermar).

E em Vila do Conde há bandeira azul nas praias da Frente Urbana Norte e Sul, na cidade, e nas praias de Mindelo, Vila Chã e Labruge. Só Árvore volta a ficar de fora do galardão internacional.

Recorde-se que, em 2015, o galardão da bandeira azul foi retirado à praia da Lagoa por causa de uma análise à qualidade da água, datada de 2011. Na altura, o presidente da Câmara da Póvoa, Aires Pereira, considerou a situação “ridícula”, já que tudo se deveu a uma mudança de critérios, que passou a contabilizar as análises à água dos últimos quatro anos, apanhando, assim, uma análise menos boa na Lagoa, de 2011. Este ano, volta, assim, a haver bandeira azul praticamente em toda a costa poveira.

A nível nacional, 55% das praias designadas ostentarão, este ano, a bandeira azul. Há mais 15 bandeiras nas praias e mais duas marinas com qualidade excelente. No total, são 314 praias com bandeira azul, entre as quais estão 15 praias fluviais. 69 bandeiras serão hasteadas no norte.

Notícias relacionadas:

- Retirada da Bandeira Azul à Praia da Lagoa é "ridícula", diz Aires Pereira

RECOMENDADAS

Login