Rádio Onda Viva

Emissão Online

Tornado passou por Vila Chã (com vídeo)

Um tornado causou, hoje ao início da manhã, danos avultados em três vacarias e meia dúzia de casas na freguesia de Vila Chã, em Vila do Conde. José Inácio e Joaquim Fernandes são os donos das duas vacarias mais afetadas. Falam num estrondo enorme e em rajadas de vento que, em segundos, levaram tudo à frente. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirma a passagem do tornado. Eram 7h40. José Inácio estava na ordenha e conta como tudo aconteceu.

Nos últimos 4 anos, diz, os fenómenos atmosféricos extremos têm sido mais frequentes naquela zona, mas nunca com estragos desta dimensão: o vento levou-lhe toda a cobertura da vacaria e deitou-lhe a baixo um muro com 20 metros de comprimento e mais de dois de altura.

O produtor de leite, de 48 anos, sabe que foi o mais afetado, mas ainda não consegue estimar com rigor os prejuízos. Sabe apenas que serão largos milhares de euros e lamenta que as seguradoras peçam valores incomportáveis pelos seguros. Quando o azar bate à porta, são os agricultores a arcar com os prejuízos.

Joaquim Fernandes foi acordado pelos pais. Descreve o cenário desolador que encontrou na vacaria, que ficou completamente sem telhado.

Tem um prejuízo enorme. Um ano para esquecer, numa altura em que a produção de leite ultrapassa uma crise sem paralelo. Para além dos prejuízos nas estruturas, tem ainda um animal ferido com a queda das telhas. O que mais o preocupava era ter os animais à chuva.

Em comunicado, o IPMA diz que “os estragos relatados são compatíveis com a ocorrência de um tornado na região” e confirma a passagem no local “de uma superfície frontal fria de forte atividade”, que pode ter causado o tornado, cuja intensidade não está ainda definida.

RECOMENDADAS

Login