Rádio Onda Viva

Emissão Online

Incêndio fere idosa com gravidade e obriga a evacuar prédio (com vídeo)

Um violento incêndio deflagrou, ao final da tarde de hoje, num apartamento na rua Almeida Brandão a poucos metros do cemitério n.º 1 da Póvoa de Varzim. Mais de três dezenas de moradores tiveram que ser evacuados. Muitos vieram para a rua de pijama e em chinelos. Não ganharam para o susto. Seis pessoas foram assistidas pelos bombeiros por inalação de fumos ou em estado de ansiedade. A proprietária do apartamento, uma idosa de 82 anos, foi transportada ao Hospital da Póvoa com queimaduras graves nos membros inferiores, como explica o segundo comandante dos Bombeiros da Póvoa, Carlos Cadilhe. Carlos diz que, à chegada dos bombeiros, o incêndio já tinha grandes proporções e foi necessário evacuar todo o prédio.

Maria Carvalho mora ali há 26 anos, mesmo em frente à idosa. Diz que já na 2.ª feira os bombeiros foram chamados ao local por cheirar muito a gás no prédio. Hoje, mal ouviu os bombeiros, viu logo que algo de mau tinha acontecido. Já nem conseguiu entrar em casa e não ganhou para o susto. À vizinha, Maria Carvalho já tinha dito que devia ir para o lar, mas, apegada às coisas, a idosa recusava sempre.

António Simões, que tem um café ali ao lado, na sede do Académico de Belém, foi dos primeiros a aperceber-se do incêndio. Correu para ajudar a idosa, que teimava em não sair de casa. Garante que o incêndio era enorme e que já havia muito, muito fumo preto. Diz que uma idosa como Emília Paiva não devia morar sozinha. Se tivesse havido uma explosão, os danos seriam muito piores

Carlos Cadilhe deixa o alerta: cuidado com o excesso de botijas de gás em casa.

Um violento incêndio num rés-do-chão da rua Almeida Bradão, que durante mais de uma hora obrigou a evacuar todos os moradores do prédio de oito andares.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login