Rádio Onda Viva

Emissão Online

Duas novas ruas para "desentupir" escolas e ajudar o MAPADI (com fotos)

A Câmara da Póvoa vai rasgar duas novas vias junto ao MAPADI. A ideia é ligar a rua José Régio (em frente ao MAPADI e até agora sem saída), por um lado, diretamente à Avenida do Mar e, por outro, à Central de Camionagem, criando um novo arruamento a norte da instituição. O projeto, explica o presidente da Câmara, Aires Pereira, vai, “matar duas coelhos com uma cajadada”: por um lado vai ajudar a fluir melhor o trânsito junto às escolas “Rocha Peixoto” e “Flávio Gonçalves” e, por outro, vai dar maior visibilidade a um novo projeto do MAPADI: uma grande lavagem de carros manual, que dará emprego a muitos dos jovens-adultos acompanhados pela instituição.

É, diz Aires Pereira, uma forma de proporcionar a estes jovens um meio de subsistência, fazendo um trabalho útil à comunidade. O MAPADI quer montar a lavagem automóvel manual, Aires Pereira quer resolver o estrangulamento de tráfego junto às escolas. As vontades uniram-se.

Para o presidente da Câmara da Póvoa esta é uma forma da autarquia contribuir e ajudar uma instituição que presta, frisa, “um inestimável serviço à população poveira”. O projeto de execução das novas vias está já a ser gizado. O MAPADI já está a avançar com a consulta às empresas para fornecimento da lavagem manual. A ideia é ter tudo pronto até ao final do ano. São 300 mil euros para os novos arruamentos e 80 mil euros para a lavagem manual, que a autarquia vai financiar.

O MAPADI, que completa este ano 40 anos, recorde-se, tem já em funcionamento uma lavagem manual de carros feita pelos utentes da instituição, mas, até agora, pequena e sem grande visibilidade na comunidade. A ideia é ter ali um serviço de referência, com dimensão e que permita dar emprego a um grupo de “meninos” diferentes.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

RECOMENDADAS

Login