Rádio Onda Viva

Emissão Online

Oposição preocupada com o "fecho" da esquadra das Caxinas

O PSD está preocupado com o encerramento ao público do posto da PSP das Caxinas durante a noite. Luís Vilela diz que a esquadra das Caxinas devia ter atendimento permanente tal como a esquadra do centro da cidade e lamenta que a Polícia Municipal faça – e passo a citar – “muito pouco”.

O deputado do PSD na Assembleia Municipal lembra que a PSP das Caxinas foi sempre um posto de Investigação Criminal e, como tal, não é obrigado a ter atendimento ao público. Ainda assim, e porque a PSP “podia e devia” ter uma porta aberta nas Caxinas, a Câmara tem que saber pressionar.

Alexandre Raposo, do CDS-PP, diz que Vila do Conde não tem os meios adequados à dimensão do concelho e ao seu número de habitantes e vai mais longe: se a Câmara tem dinheiro, em vez de investir no que chama “obras de duvidosa rentabilidade” – entenda-se a Pousada da Juventude no Palacete Melo -, devia aplicá-las no reforço de meios na Polícia Municipal.

A PSP precisa de uma nova esquadra em Vila do Conde, a GNR devia ter o prometido posto em Modivas e a população, num caso e noutro, tem falta de meios e a Câmara, diz Pedro Martins, da CDU, não tem conseguido fazer a pressão suficiente junto da administração central para resolver o problema.

Elisa Ferraz explica que a esquadra da PSP perdeu, nos últimos anos, um terço dos seus efetivos. Essa foi, continuou a explicar, a razão apresentada pelo comando da PSP para que o agente habitualmente destacado para atender o público na esquadra das Caxinas, deixasse ali de prestar serviço. Ainda assim, a presidente da Câmara de Vila do Conde sublinha o que já havia explicado à Onda Viva: está sempre gente no posto das Caxinas, mas, de facto, sendo agentes da Investigação Criminal, a porta está fechada durante a noite. Ainda assim, tocando à campainha, o agente está sempre disponível para atender.

Apesar de desvalorizar a alteração, a presidente da Câmara de Vila do Conde já tem uma reunião marcada com o Ministério da Administração Interna para o dia 5 de Abril. Entre outras questões, Elisa Ferraz quer discutir a questão do posto das Caxinas e a construção da futura super-esquadra da PSP, prometida há mais de uma década e sucessivamente adiada. A autarca explicou ainda que teve uma reunião recente com o comandante da PSP de Vila do Conde e não há - e passo a citar - "nenhum motivo de alarme" no concelho.

A propósito da Esquadra das Caxinas, na Assembleia Municipal, a bancada do PS apresentou uma moção, criticando o encerramento ao público e demonstrando a sua "profunda preocupação" com a situação. O documento acabou aprovado por unanimidade.

Notícias relacionadas:

Carros incendiados na Sopete, PSD "culpa" fecho da Esquadra das Caxinas

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login