Rádio Onda Viva

Emissão Online

EB1 de Cadilhe (Amorim) brilha nos exames (vídeo)

Termina hoje a análise local ao ranking das escolas com as melhores notas nos exames do 4º ano. A Póvoa foi, mais uma vez, o melhor concelho entre os 18 do distrito do Porto com uma média global de 3,56 e o melhor concelho nas notas de Matemática e de Português. Entre as 24 escolas locais, a Escola de Cadilhe, em Amorim, foi a melhor e foi também a melhor escola pública do país, com uma média de 4,06 nos 68 exames efetuados. Ficou em 24.º lugar, considerando o ranking do jornal “Público”, entre as 4173 escolas primárias do país, com uma média de 4,03 nos exames de Português e 4,09 a Matemática.

A coordenadora da Escola de Cardilhe, Elisabete Galiza, esperava bons resultados, mas não o 1º lugar entre as escolas públicas. As duas turmas, diz, eram “muito boas”, tiveram dois professores muito empenhados, um corpo docente todo motivado para o trabalho, o apoio da direção do Agrupamento “Campo Aberto”, de Beiriz, e dois professores permanentes um para ensino especial, outro para apoio. A aplicação do programa “Fénix”, que surgiu precisamente no Agrupamento de Beiriz, dá, diz Elisabete, uma grande ajuda na melhoria dos resultados e a comprová-lo está o bom desempenho das outras duas escolas primária do agrupamento – a Escola da Igreja, em Beiriz, e a Escola de Paçô, em Terroso. E o segredo é: empenho, dedicação, motivação e uma escola que é “uma verdadeira família. Espaço físico não há muito, mas há muitos meios humanos para fazer sempre “mais e melhor”. Elisabete Galiza diz que tentam sempre não incutir demasiada pressão nos alunos. A EB Cadilhe já tem muitos alunos da cidade e das freguesias vizinhas, como Terroso ou mesmo Beiriz. Neste momento tem sete turmas e não consegue acolher mais alunos, mesmo assim já há uma sala de professores transformada em sala de aulas

Seguem-se, no ranking, o Grande Colégio (29.º), a Escola Básica da Igreja (30.º), os Sininhos (40.º), a Escola do Fieiro (113.º), o Desterro (243.º) Refojos (406.º), a Escola Nova (782.º), a Escola do Século (835.º) e a Nova Sintra (1194.º). No concelho há ainda mais 14 escolas que, por não terem um mínimo de 50 provas realizadas, não constam no ranking.

Em Vila do Conde, nas 34 escolas primárias, apenas nove constam alinhadas no ranking já que as restantes não atingem o número mínimo de 50 exames. A EB n.º 1 (Correios), foi a melhor. No conjunto dos dois exames, ficou no lugar 119 com uma média de 3,75. A Português teve 3,76 e a Matemática 3,73.  Seguem-se a Escola Básica Bento de Freitas (142.º), a “Meia Laranja” (211.º), a da Areia (622.º), a de Caxinas (734.º), a EB n.º 1 da Junqueira (907.º), a Escola das Violetas (955.º) e, finalmente, a Escola dos Benguiados (1003.º). As restantes, por não atingirem o número mínimo de 50 exames não constam do ranking.

RECOMENDADAS

Login