Rádio Onda Viva

Emissão Online

Aqueduto está em obras em Beiriz e Argivai (com fotogaleria)

A Câmara da Póvoa está a fazer obras no Aqueduto de Santa Clara. A Direcção-geral do Património Cultural tinha uma verba, mas não tinha condições para avançar com a obra. A autarquia, explica o presidente, Aires Pereira, serviu de mediador e lançou, agora, a obra.

A obra está em curso em vários pontos do monumento nacional, nas freguesias de Beiriz e Argivai. Aires Pereira diz que naqueles locais havia já perigo para a via pública que o aqueduto atravessa e, antes que houvesse algum acidente, está, agora, a decorrer a intervenção de urgência. Mas esta não é a obra que a Câmara pretende. Aires Pereira diz que a autarquia tem já, em colaboração com a Direcção-geral do Património Cultural, um projeto para a recuperação de todo o aqueduto e a demolição das construções clandestinas que, em muitos locais, quase abafam o monumento. O projeto será, agora, alvo de uma candidatura ao novo quadro comunitário de apoio, o Programa “2020”. 

O presidente da Câmara da Póvoa, Aires Pereira, a propósito das obras em curso no Aqueduto de Santa Clara. O monumento do século XVIII, recorde-se, liga o Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, à nascente de Terroso e, originalmente, servia para abastecer de água o convento vila-condense. Tinha 999 arcos que, atualmente, estão, em muitos locais, em avançado estado de degradação.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login