Rádio Onda Viva

Emissão Online

Docapesca proíbe venda de peixe à porta da lota de Vila do Conde a partir de 2.ª feira

A Docapesca vai abrir ao público, na próxima segunda-feira, a nova lota de Vila do Conde e, numa posição de força, vai impedir a venda de peixe à porta do edifício.

O diretor da delegação Norte da Docapesca, Eurico Martins, diz que manter o edifício pronto e fechado ao público é “incomportável”. A nova lota, que custou mais de três milhões de euros, está pronta desde 2009, mas as peixeiras que ali vendem o peixe dos barcos dos maridos recusaram a venda “em grosso”. Já em 2014, a Docapesca fez obras no novo edifício, de forma a adaptar a lota à venda ao público, exclusivamente para barcos da pesca local, mas, findos os trabalhos, abriu o concurso para as 17 bancas que, por duas vezes, ficou vazio. Quem lá comercializa peixe diz que a Docapesca exige-lhe que esteja coletada nas Finanças e que isso implica a dupla tributação de IVA. E a venda continuou a ser feita, sem quaisquer condições de higiene, à porta do edifício. Agora, e porque as negociações são, diz, “impossíveis”, Eurico Martins determinou a abertura da lota, mesmo sem comerciantes e, a partir de segunda-feira, é expressamente proibida a venda no exterior.

A presidente da Câmara de Vila do Conde, Elisa Ferraz, embora sem competências na matéria, diz que a autarquia tem vindo a acompanhar a situação e o facto é que “como está, não pode continuar”. A Câmara, acrescenta, está preocupada, mas reafirma: é urgente ocupar o edifício e parar com a venda, no meio da rua, numa zona nobre da cidade, que há muito vem merecendo reclamações dos moradores. Sabendo da intenção da Docapesca, que foi comunicada a todos os que ali vendem pescado, Elisa Ferraz ainda tentou chamar as peixeiras, numa última tentativa de solucionar o conflito, mas, frisa, ninguém compareceu à reunião.

A nova lota abre, assim, depois de amanhã e, a partir desse dia, é proibida a venda de peixe no exterior.

 As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login