Rádio Onda Viva

Emissão Online

Morte de Armindo eleva para seis as vítimas em 2015

Armindo Postiga foi a última vítima da saga que não tem fim na comunidade piscatória local. O mestre da embarcação ‘Ruben e Bruna’ (na fotografia de João Viana) morreu ontem num naufrágio ao largo da Figueira da Foz e a tragédia só não foi maior porque quatro pescadores fintaram o destino: Ildebrando Dourado, de 27 anos, António Manuel Júnior, de 31, Alcídio Maia Filipe, de 48, e Sérgio André, de 43, foram resgatados a tempo pelo barco ‘Estrela Cadente’. Todos foram assistidos e receberam alta hospitalar, exceto o mais novo, que se mantém internado por apresentar queixas na zona lombar e cervical e também por estar abatido psicologicamente.

Nas Caxinas, o ambiente volta a ser de grande consternação. Armindo Postiga é familiar do conhecido futebolista Hélder Postiga e foi graças ao alerta que lançou que se os companheiros sobreviveram. O estado do mar, com vaga de dois metros e algum vento, não deverá ter sido o factor principal do naufrágio. Alguns testemunhos apontam para a possibilidade das redes terem ficado presas num fundo pedregoso, desequilibrando o barco, que acabou por afundar. Só uma investigação e o relato dos sobreviventes vão permitir apurar as circunstâncias exatas em que tudo aconteceu.

A embarcação ‘Ruben e Bruna’ tinha cerca de 13 metros de comprimento e costumava operar a partir do porto da Figueira da Foz, onde, recorde-se, se registou um dos últimos acidentes graves com pescadores desta região: o naufrágio do Jesus dos Navegantes, em Outubro de 2013, que fez três vítimas. Este é já o segundo acidente grave este ano com embarcações das comunidades piscatórias de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim. Em Janeiro, a motora ‘Santa Maria dos Anjos’ naufragou ao largo de Sintra e apenas um pescador sobreviveu, estando os corpos dos restantes cinco tripulantes ainda por encontrar. Pelo meio, no ano passado, a comunidade piscatória local viveu ainda o naufrágio do pesqueiro ‘Mar Nosso’, nas Astúrias, no qual cinco pescadores perderam a vida.

RECOMENDADAS

Login