Rádio Onda Viva

Emissão Online

Pais contra eventual encerramento de escola na Estela

Um grupo de pais e encarregados de educação preencheram um abaixo-assinado contra o possível encerramento da escola primária de Barros, no centro da freguesia da Estela. Assim todos os alunos passariam para o estabelecimento que existe perto do lugar do Teso, terminando as aulas com vários graus de ensino em simultâneo, como sucede em Barros. No ano passado já foi vedada a matrícula para alunos do 1.º ano, mas agora há 13 crianças que saem de jardins-de-infância e os pais querem inscrevê-las em Barros que, segundo Carmélia Moreira, porta-voz dos encarregados de edução, é uma escola com mais condições para receber as crianças. Para funcionar a escola de Barros com o 1.º ano, as crianças teriam de partilhar espaços letivos, ao mesmo tempo, com alunos da terceira e quarta  classe.  Carmélia Moreira alega que os pais estão conscientes da situação de terem os filhos numa turma multi-nível. O interesse no fecho da escola de Barros tem subjacente, no entender dos subscritores do abaixo-assinado, a poupança com custos de funcionamento do estabelecimento.

Ora, a gestão financeira das escolas do 1.º ciclo está nas mãos da Câmara Municipal e o vice-presidente, Luís Diamantino, nega que a autarquia esteja, neste caso, a tentar fazer qualquer poupança. O eventual encerramento da escola de Barros não será decretado pela Câmara Municipal, adianta Luís Diamantino. Os pais alegam que com a entrada de 13 alunos do 1.º ano, o número de crianças será muito superior a 20 já que há que ter em conta a existência dos alunos do terceiro e quarto anos. O que coloca um problema pedagógico, diz Luís Diamantino, citando o diretor do agrupamento de escolas que está sedeado em Aver-o-Mar. Um argumento que é contrariado pelos pais que querem inscrever os filhos no 1.º ano na Escola de Barros, a mais central da freguesia da Estela.

Carlos Sá, o diretor do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, revelou à Onda Viva que o assunto será resolvido pela DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), mas como docente defende a solução de turmas de um só nível de ensino.

As várias declarações podem ser ouvidas na edição local da manhã e da tarde.

RECOMENDADAS

Login