Rádio Onda Viva

Emissão Online

Póvoa volta a ter 12 juntas e V.Conde acaba com 4 uniões

A Assembleia da República aprovou, esta manhã, a desagregação das 3 uniões de freguesia no concelho da Póvoa de Varzim e de 4 uniões no concelho de Vila do Conde.

Póvoa de Varzim, Beiriz, Argivai, Aver-o-Mar, Amorim, Terroso, Aguçadoura e Navais, no caso poveiro, Rio Mau, Arcos, Retorta, Tougues, Malta, Canidelo, Fornelo e Vairão, no caso vilacondense, já irão a votos de forma independente nas autárquicas no início do outono.

O projeto de lei com a lista e as regras para a extinção destas uniões de freguesia e a constituição das novas, assim como os critérios para, por exemplo, a divisão do património, foi aprovado esta sexta-feira com o voto a favor do PSD, PS, BE, PCP, Livre e PAN. O Chega absteve-se e a IL votou contra.

Vários autarcas locais e habitantes das freguesias em causa foram hoje até Lisboa para assistir ao momento histórico que devolveu a situação administrativa que vigorou até 2013 e que está agora reposta 12 anos depois, indo de encontro aos desejos expressos da população que vê assim reposta a autonomia.

Em Vila do Conde ficaram de fora deste processo 3 uniões:  Vilar e Mosteiró; Touguinha e Touguinhó; Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login