Rádio Onda Viva

Emissão Online

22,4 milhões para arranjar três escolas EB 2,3 da Póvoa de Varzim

Câmara da Póvoa de Varzim vai apresentar, até ao dia 29, as candidaturas para obras de fundo em três escolas do concelho: a EB 2,3 Cego do Maio, a Campo Aberto (Beiriz) e a EB 2,3 de S. Pedro de Rates. No total, são 22,4 milhões de euros: 10,8 milhões para a Cego do Maio, 5,3 milhões para Beiriz e 6,3 milhões para Rates. O presidente da Câmara, Aires Pereira, diz que este era um passo essencial para poder apresentar as candidaturas ao 1.º aviso, que tem uma dotação nacional de 450 milhões de euros.

A Câmara candidatou os três projetos, mas a verdade é que os 450 milhões de euros poderão não chegar para as intervenções em todas as escolas do país. O investimento global está estimados em 1,2 mil milhões de euros, mas é preciso esperar pela conclusão das candidaturas para saber se a Póvoa vai ou não poder avançar já com as obras nas três escolas.

Aires Pereira admite que a Câmara só tem condições para avançar, se houver financiamento estatal. Os projetos foram todos feitos com a colaboração das escolas e das associações de pais. O presidente da Câmara da Póvoa diz ainda que é preciso acelerar para aproveitar ao máximo as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

O autarca poveiro diz que a Câmara optou por apresentar já os três projetos, embora nem todas as escolas tenham o mesmo grau de urgência das intervenções.

O objetivo é concluir, com estas três obras, a renovação de todos os estabelecimentos escolares dos 2.º e 3.º ciclos, depois das obras na EB 2,3 de Aver-o-Mar, inauguradas em 2020 e orçadas em 3,7 milhões de euros, e na EB 2,3 Dr. Flávio Gonçalves, concluídas no final de 2021, num investimento de 4,7 milhões de euros.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login