22,4 milhões para arranjar três escolas EB 2,3 da Póvoa de Varzim
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em quinta-feira, 25 abril 2024 14:51
- Escrito por: Ana Trocado
Câmara da Póvoa de Varzim vai apresentar, até ao dia 29, as candidaturas para obras de fundo em três escolas do concelho: a EB 2,3 Cego do Maio, a Campo Aberto (Beiriz) e a EB 2,3 de S. Pedro de Rates. No total, são 22,4 milhões de euros: 10,8 milhões para a Cego do Maio, 5,3 milhões para Beiriz e 6,3 milhões para Rates. O presidente da Câmara, Aires Pereira, diz que este era um passo essencial para poder apresentar as candidaturas ao 1.º aviso, que tem uma dotação nacional de 450 milhões de euros.
A Câmara candidatou os três projetos, mas a verdade é que os 450 milhões de euros poderão não chegar para as intervenções em todas as escolas do país. O investimento global está estimados em 1,2 mil milhões de euros, mas é preciso esperar pela conclusão das candidaturas para saber se a Póvoa vai ou não poder avançar já com as obras nas três escolas.
Aires Pereira admite que a Câmara só tem condições para avançar, se houver financiamento estatal. Os projetos foram todos feitos com a colaboração das escolas e das associações de pais. O presidente da Câmara da Póvoa diz ainda que é preciso acelerar para aproveitar ao máximo as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O autarca poveiro diz que a Câmara optou por apresentar já os três projetos, embora nem todas as escolas tenham o mesmo grau de urgência das intervenções.
O objetivo é concluir, com estas três obras, a renovação de todos os estabelecimentos escolares dos 2.º e 3.º ciclos, depois das obras na EB 2,3 de Aver-o-Mar, inauguradas em 2020 e orçadas em 3,7 milhões de euros, e na EB 2,3 Dr. Flávio Gonçalves, concluídas no final de 2021, num investimento de 4,7 milhões de euros.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
by WebFarol