Rádio Onda Viva

Emissão Online

Quatro velejadores socorridos no mar ao largo de Vila do Conde

Quatro tripulantes de um veleiro com o leme danificado foram, ontem, socorridos pela estação Salva-Vidas da Póvoa de Varzim. Estavam a cerca de meia milha náutica (aproximadamente 900 metros) da entrada do porto de pesca de Vila do Conde e acabaram rebocados. De acordo com a Autoridade Marítima Nacional, o alerta foi dado pelo próprio responsável pelas operações a bordo do veleiro, às 16h35. Foram de imediato para o local os tripulantes da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim.

"À chegada ao local, constatou-se que os quatro tripulantes a bordo se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica, e que o veleiro tinha o leme danificado, tendo entrado em dificuldades na entrada do porto", explica a Autoridade Marítima. Os tripulantes da Estação Salva-Vidas procederam ao reboque do veleiro, por questões de segurança para os tripulantes, para a navegação e para o porto de Vila do Conde. O proprietário foi notificado e a embarcação só poderá voltar a navegar depois de ser alvo de uma vistoria.

Entretanto, a Escola Náutica Vasco da Gama emitiu um esclarecimento sobre o sucedido: "Durante uma viagem de um veleiro da Escola Náutica Vasco da Gama, entre o Porto da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, ocorreu um incidente com a embarcação ENVDG.PT . Após um primeiro impacto no leme do veleiro, seguiu-se um segundo toque onde partiu o leme, e a embarcação virou 360 graus. O skipper agiu rapidamente, baixou as velas e iniciou a navegação a motor. Por precaução, o ISN foi alertado para acompanhar a entrada no Porto e garantir a segurança dos tripulantes, conseguindo-se a acostagem sem perigo. A embarcação encontra-se em manutenção e regressará após fiscalização pela entidade competente. Graças à experiência do nosso skipper e à sua pronta ação tudo terminou bem. ENVDG - navegamos em segurança!"
 
(atualizado às 23h38 de sexta-feira)

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login