Rádio Onda Viva

Emissão Online

"Miúdos que Salvam" vidas vai às escolas em Vila do Conde

O Movimento Lírio Azul tem um novo projeto. A parceria com a Junta de Freguesia de Vila do Conde “Miúdos que Salvam” conta com o apoio da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” e da Associação Portuguesa de Criminologia. A ideia, explica a médica e membro do Movimento Lírio Azul, Simone Fonseca, é muito simples: dar formação aos mais pequenos para que adquiram dois novos “superpoderes”: massagem cardíaca e manobra de Heimlich. Nestes casos em que todos os minutos podem fazer a diferença entre a vida e a morte, quantos mais souberem agir, mais vidas podem ser salvas.

O presidente da Junta, Isaac Braga, mostra-se orgulhoso por ser pioneiro num projeto que se pretende alargar a todo o país e que, enquanto enfermeiro, considera “fundamental”.

A presidente do Movimento Líria Azul, Odete Costa, explica a escolha dos parceiros e já só pensa em fazer crescer o projeto, que vai arrancar no terreno em setembro, logo no início do ano letivo, com formações em todas as escolas da freguesia de Vila do Conde.

O “Miúdos que Salvam” tem quatro padrinhos: o advogado Ricardo Serrano Vieira, a empresária Ana Cláudia Magalhães, a enfermeira Mónica Macedo e o atleta de bodyboard Joel Rodrigues.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login