Rádio Onda Viva

Emissão Online

Famalicão quer ser cidade europeia do desporto em 2025

Famalicão vai candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto 2025. 201 associações, 78 modalidades e 50 757 atletas praticantes regulares são os trunfos da autarquia, que anunciou, ontem, a candidatura.

O concelho tem sete piscinas municipais, quatro pavilhões, sete campos de ténis, 32 polidesportivos e uma via ciclopedonal e quer juntar-lhes, num futuro próximo, um centro de atletismo (já em concurso público), um skate park e a remodelação do estádio municipal e das piscinas municipais e tornar, assim, Famalicão “num dos territórios mais apetrechados do país para a prática desportiva de todos”.

Nos últimos três anos, a verba destinada pelo município ao desporto praticamente duplicou e será, em 2023, quase oito milhões de euros. Em média, por habitante, a Câmara gasta anualmente 60 euros no desporto, enquanto a média nacional se cifra nos 50 euros, destaca a autarquia. Famalicão tem ainda um Programa Municipal de Promoção do Rendimento Desportivo, que, em 2022, apoiou 15 atletas de alto rendimento e aposta forte no desporto sénior e para cidadãos com deficiência através do programa “Mais e Melhores Anos”, que conta com mais cinco mil utentes matriculados.

“Brincar a Torto e a Direito”, “Famalicão em Forma”, “Move-te”, a Escola Municipal de Natação, o “Corre Famalicão”, “Famalicão Trilhos”, “Nutre Sport”, “Quota Social Desportiva” e “Famalicense d’ Ouro” são outros dos projetos que a candidatura realça. A estes vai juntar-se, já em setembro, o “Mamãs Saudáveis”, para promover o desporto para grávidas.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login