Rádio Onda Viva

Emissão Online

Igreja Matriz: mais obras em breve para restaurar os altares

Foi com uma casa cheia e ao som de Rodrigo Leão que foram inauguradas, ontem à noite, as obras de restauro da cobertura da Igreja Matriz de Vila do Conde. A empreitada, que custou cerca de 600 mil euros e demorou um ano, é agora explicou o presidente da Câmara, Vítor Costa, o primeiro passo de um trabalho que vai, muito em breve continuar, com o restauro dos altares, com especial incidência no já muito frágil altar de Santo António, cuja parte superior, recorde-se, caiu em dezembro de 2018 e só por sorte não atingiu ninguém. O templo do século XVI, tinha infiltrações graves e chovia mesmo dentro da Igreja. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Agora, o restauro dos altares, tal como a obra da cobertura, ficará a cargo da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e estão já previstos para a obra 250 mil euros.

A seguir será a Igreja de Santa Clara. A Câmara viu recentemente os 1,7 milhões de euros serem incluídos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural.

No concerto de ontem na Igreja Matriz, promovido pela DRCN, Rodrigo Leão foi acompanhado pelo coro do Conservatório de Música de Vila do Conde.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login