Rádio Onda Viva

Emissão Online

É poveira a investigadora que idealizou projeto inovador

É poveira a investigadora da Universidade do Minho (UM) que criou uma plataforma informática que promete revolucionar a forma de gerir recursos e práticas de laboratórios poupando tempo e custos. É uma espécie de “Simplex” para a gestão dos espaços e com segurança informática. Cristina Ribeiro (na imagem) idealizou a “EASY GOV” e, ao longo de dois anos, desenvolveu o projeto obtendo os contributos da sua universidade, claro, mas também de Itália (Siena), Grécia (Thessalias) e Letónia (Riga) e de outros especialistas que foi recolhendo nas suas viagens académicas pelo mundo.

Houve, para a concretização do projeto, um apoio financeiro do programa Erasmus +, na União da Europeia, de pouco mais de 262 mil euros    

Ontem em Braga, no Campus de Gualtar, decorreu a apresentação oficial da plataforma e na sessão, com a presença de entidades escolares, políticas e empresariais, Cristina Ribeiro explicou como é que surgiu o projeto (ouça no noticiário)

A plataforma tem um público alvo e vários obetivos que pretende alcançar (idem). Critina Ribeiro explicou também que é a “EASY GOV” traz, especialmente, de novo (ibidem)

Genericamente e, resumindo as potencialidades, a  “EASY GOV” faz um registo de procedimentos que ocorrem no cotediano  laboratorial, incluindo as manutenções avarias e marcações de equipamentos, permitindo que os utilizadores consigam planear devidamente os seus trabalhos

Para testar o projeto os interessados terão para já de ir a um site (aqui), mas já no próximo mês será lançada uma “demo”, uma sessão de apresentação, da plataforma.

Resta dizer Cristina Maria Carvalho Mata Ribeiro estudou na Escola Secundária Eça de Queirós, estudou na Faculdade de Farmácia do Porto e desenvolve a sua atividade na Escola de Ciências da Universidade do Minho, aliás foi na UM que tirou o mestrado em Ciências do Ambiente.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login