Rádio Onda Viva

Emissão Online

Associação para ajudar autistas vilacondenses e poveiros nasce em 2023

Um grupo de pais com filhos autistas decidiu que está na hora de criar uma associação dedicada especialmente a quem reside na Póvoa de Varzim ou em Vila do Conde. Partindo do exemplo do que é feito a nível regional pela Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, o objetivo é recriar esse trabalho a nível local. António Ferreira lidera o núcleo vilacondense da APPDA e assegura ter já reunido uma equipa com cerca de 20 pais para avançar.

O responsável revelou que o passo seguinte será contactar autarquias e entidades privadas para tentar encontrar um espaço que permita instalar um ATL o mais brevemente possível. Este é uma das principais carências detetadas nos dois municípios e já foi definida como a valência prioritária a disponibilizar. Pela experiência adquirida, António Ferreira acredita que o universo de pessoas com autismo nas duas localidades ultrapasse uma centena. 

O apelo ao voluntariado de técnicos será também importante nesta fase de lançamento da associação, sendo que por agora uma psicóloga já está a ajudar. António Ferreira deu o exemplo do vivido com o filho de 6 anos para justificar a decisão de avançar com este projeto: ajudar a preparar o futuro e a independência das crianças que um dia serão adultos. Sendo jovens poveiros e vilacondenses, os pais entendem que está na hora de reunir uma solução local que os possa servir sem terem de se deslocar para o Porto ou Braga, por exemplo. 

Este grupo de pais, que também tem Mário Oliveira como um dos responsáveis, promoveu recentemente um convívio na freguesia de Malta que reuniu algumas crianças e familiares que esperam em 2023 ver concretizar este sonho que deram a conhecer numa recente passagem pela Rádio Onda Viva.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login