Rádio Onda Viva

Emissão Online

Professores concentram-se para lutar por futuro melhor

O final da tarde desta segunda-feira fica marcado por uma concentração de professores e outros elementos da comunidade educativa em frente à Câmara da Póvoa de Varzim. Um protesto repetido de norte a sul do país relacionado com a Greve Nacional de Professores e Educadores, convocada por tempo indeterminado pelo sindicato STOP. A tomada de posição coletiva tem lugar num momento em que o Governo está em negociações com os sindicatos. Eis as principais exigências: gestão e recrutamento pela graduação profissional e sem “perfis/mapas” por conselhos intermunicipais de diretores; aumento salarial que compense a inflação; vinculação dinâmica dos contratados; contagem de todo o tempo de serviço e acesso ao 5º e 7º escalões sem quotas.

Isabel Pessoa, representante da comissão de greve do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, revela que também foram convidados pais e alunos de todas as escolas do concelho para este protesto: "Estamos muito preocupados com os efeitos das medidas legislativas anunciadas no futuro da Escola Pública e dos nossos alunos. Entre as possíveis consequências está mesmo a falta de professores dado que hoje já quase nenhum jovem quer seguir esta profissão. Temos de tomar agora uma posição clara contra as intenções do Governo que desvalorizam a carreira. Estamos descontentes e queremos ser ouvidos pois temos a razão do nosso lado, como admitiu o professor Marcelo Rebelo de Sousa”.

Para o próximo sábado, 17 de dezembro, está agendada uma manifestação na rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa, tendo a docente poveira apelado à participação dos colegas dos estabelecimentos de ensino da região.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login