Rádio Onda Viva

.

Emissão Online

Câmara de Esposende quer saber motivos da derrocada fatídica

O presidente da Câmara de Esposende entende que está “na hora de conhecer as razões que estiveram por detrás do sucedido na fatídica madrugada de 23 de Novembro, em Palmeira de Faro”. Recorde-se que um jovem casal perdeu a vida na sequência de uma derrocada de terras que atingiu a casa onde dormiam. Benjamim Pereira revelou que o município resolveu “avançar com o pedido de uma peritagem/estudo à Universidade do Minho e ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil, duas entidades idóneas e de créditos reconhecidos, para que se apurem as causas deste incidente”.

Disso mesmo foi informado “o Ministério Público e a Polícia Judiciária, no sentido de perceber se as ações que pretende realizar prejudicam, de alguma forma, a eventual investigação que poderá estar em curso”. Garante o autarca esposendense que “as insinuações, a maledicência e o ignóbil aproveitamento político feito desta situação ficam com quem o praticou” e promete que da parte dele “contarão sempre com seriedade, respeito e responsabilidade na tomada de decisões”.

Entretanto, o estudo geotécnico para aferir as condições de segurança e sustentabilidade dos terrenos, desenvolvido pela Universidade do Minho, terá a apresentação de conclusões até ao final desta semana. Estas serão depois partilhadas com os moradores numa reunião agendada para o próximo dia 20. A autarquia assegura que pretende “apurar de forma cabal as causas que estiveram na origem deste incidente, identificando eventuais fatores que permitam acautelar que situações idênticas não ocorram no futuro, apurando-se a verdade e combatendo-se a desinformação veiculada em torno deste caso”. A Câmara sublinhou ainda que “continuará a ser prestado todo o apoio necessário aos moradores da zona afetada, tal como tem sido feito até aqui”.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login