Rádio Onda Viva

Emissão Online

Multidão no arranque da Agrosemana em Argivai

Em Argivai vive-se hoje o segundo dia da AgroSemana, a Feira Agrícola do Norte. Depois da inauguração de ontem, que contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e dos presidentes das Câmaras Municipais de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Barcelos, Maia e Matosinhos, o certame tem mais logo um concerto com o grupo Expensive Soul que promete novamente levar muita gente até ao recinto. Foi o que sucedeu no arranque com o espetáculo de Fernando Daniel e que terá também certamente repetição no sábado à noite com a atuação de Pedro Abrunhosa.

Durante o dia, a organização, a cargo da Agros, liderada por Idalino Leão, tem preparadas várias atrações que estão à espera dos visitantes, quer sejam profissionais do setor da fileira do leite e ou público em geral. Até domingo o programa engloba atividades que vale a pena aproveitar (como a caminhada solidária, a gincana de cavalos, a cãominhada, uma demonstração canina e gincana de tratores), sem esquecer as dezenas de expositores e stands, espaços de restauração e zona infantil para passar boas horas de diversão e convívio.

Na abertura, a ministra Ana Maria Abrunhosa afirmou que “ser agricultor hoje não é o mesmo que era há 10 ou 20 anos. Os desafios são muito maiores.”, em virtude dos efeitos das alterações climáticas. Se a isto acrescermos a pandemia, surge também a necessidade premente de valorizar os produtos locais e nacionais – “nunca demos tanto valor à nossa autossuficiência”, frisou Ana Abrunhosa. Na sua intervenção, o presidente da Agros, Idalino Leão, relembrou as dificuldades pelos quais o setor primário passa e pediu à governante que interceda junto do Governo para que sejam criadas “medidas estruturantes que promovam a fusão de cooperativas, a soma dos seus ganhos de escala, a sua capacitação”.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login