Rádio Onda Viva

Emissão Online

Emblemático Guarda-Sol festejou 100 anos de atividade na marginal

O Guarda-Sol celebrou o centenário de atividade no Dia da Cidade da Póvoa de Varzim e foi homenageado pela Câmara Municipal. Inaugurado em 1922, na Avenida dos Banhos, o restaurante distingue-se pelas afamadas ‘francesinhas à poveira’ e pela arquitetura invulgar do edifício, inspirada num tradicional guarda-sol de praia. Estas são apenas duas das motivações que levam tantas pessoas, residentes na Póvoa de Varzim ou turistas e visitantes, a procurar este espaço para saborear uma refeição.

O emblemático  estabelecimento foi fundado por Joaquim Gomes Moreira, cuja família desenvolveu o negócio durante 62 anos. Depois entrou em cena a família Ferreira, que se encontra há 38 anos a gerir a empresa, sendo Pedro Ferreira o principal responsável por continuar o legado dos pais.

Aires Pereira fez questão de se associar à efeméride e descerrou uma placa que assinala a longevidade do Guarda-Sol, tendo também oferecido uma lancha poveira à família proprietária. O espaço que tem marcado gerações, beneficiou de uma recente intervenção de requalificação e remodelação, tendo a relevante atividade no setor turístico merecido os mais rasgados elogios.

O edil lembrou que teve o privilégio de testemunhar os centenários de quatro empresas familiares poveiras, a Farmácia Faria, a Ourivesaria Tavares, a Casa Espanhola e, agora, o Guarda-Sol.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login