Rádio Onda Viva

Emissão Online

Oposição votou contra o Plano de Pormenor E54, mas PSD aprovou-o

A proposta de alteração do Plano de Pormenor E54 foi aprovada, ontem à noite, pelos deputados da Assembleia Municipal. A zona em questão engloba a Praça de Touros, o estádio e campo de treinos do Varzim e as várias instalações do CDP. O documento foi aprovado apenas pela maioria social-democrata, com toda a oposição (PS, Chega, IL, BE, CDS e CDU) a votar contra.

Silva Garcia, do PS, lamentou que esta alteração não tenha sido aproveitada para corrigir um problema histórico naquele local, questionando a “versatilidade” de um equipamento multiusos que apelidou de “monstro” que vai trazer problemas de trânsito.
Miguel Rios, do Chega, afirmou-se contra a construção do Póvoa Arena, que considera “um erro e uma despesa sem sentido”.
João Martins, da CDU, concordou com a demolição da Tourada, mas preferia ver nascer um jardim urbano em vez do Póvoa Arena numa área tão densificada.
José Carmo, do CDS, entende que este processo é “pouco transparente e uma obsessão” que pode ter pouca viabilidade face à concorrência regional que o Póvoa Arena vai ter.
Marco Mendonça, do BE, considerou este processo ‘enviesado’ e defendeu que o pavilhão multiusos deveria motivar a realização de referendo local.
Da Iniciativa Liberal não foi possível obter declarações no final, mas o PSD fez questão de defender a aprovação através do porta-voz, Miranda Coelho, que destacou o potencial da criação de “uma nova centralidade na cidade”.

Refira-se que a Assembleia Municipal aprovou também o Regulamento do Programa de Apoio à Renda, um projeto integrado na Estratégia Local de Habitação que pretende dar resposta às necessidades habitacionais de agregados familiares com carência económica no concelho. Os deputados deliberaram, ainda, prorrogar a transferência das competências no âmbito da ação social até 1 de janeiro de 2023.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login