Rádio Onda Viva

Emissão Online

Alerta na Póvoa: incidência mais que duplica e chega aos 170

O relatório de situação da Direção Geral da Saúde divulgado esta sexta-feira confirma o agravamento da incidência cumulativa a 14 dias de novos casos de Covid-19, sobretudo na Póvoa de Varzim onde os números mais do que duplicaram, mas também em Vila do Conde, embora aqui a subida seja mais branda. A ameaça de um recuo no desconfinamento nas próximas semanas deve tornar-se real muito em breve caso não seja interrompido o aumento de contágios que se verifica nos últimos dias.

O documento apresenta os dados concelhios entre 24 de junho e 7 de julho, ou seja está atualizado até à passada quarta-feira. Desde o anterior boletim, o município poveiro subiu de 72 para 170 casos por cada 100 mil pessoas, ou seja, aumentou de 45 para 107 novos infetados reais nessas duas semanas. O concelho vilacondense subiu de 55 para 89 casos por cada 100 mil pessoas no mesmo período, isto é, aumentou de 44 para 71 novos infetados reais.

Estes valores deixaram a Póvoa de Varzim em situação de alerta por ter claramente superado o limiar de 120 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes nas duas últimas semanas, mas Vila do Conde ainda não surge nesse patamar, isto é, ainda não ultrapassou a linha de risco. Por agora ainda não há qualquer recuo no desconfinamento, mas na próxima semana isso deverá mudar caso se repita a situação de alerta e a Póvoa de Varzim passe a ser um concelho em risco elevado ou muito elevado de contágio com o coronavírus.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login