Rádio Onda Viva

Emissão Online

4 milhões depois, Mercado Municipal está totalmente renovado

Com a inauguração esta sexta-feira das obras no piso 4 do Mercado, a Câmara da Póvoa de Varzim deu por concluído um investimento no edifício que rondou os 4 milhões de euros. Foi aliás no andar do topo que se registou a maior fatia dos investimentos: quase 1 milhão e 300 mil euros na remodelação dos espaços de venda, nomeadamente com a impermeabilização da laje sobre a área de comércio, mas também houve a substituição de toda a cobertura. 94 produtores locais de horticultura e fruticultura têm agora bancas novas, uma área ordenada através da numeração dos locais de venda, mas ainda novas caldeiras de água e equipamentos de conservação de alimentos.  

No dia em que os trabalhos ficaram prontos, o presidente da autarquia, lembrou que este processo começou com um incêndio surgido há mais de uma década (2010) e prosseguiu com intervenções faseadas que tiveram a compreensão dos comerciantes, nunca tendo sido necessário fechar totalmente o equipamento. O resultado final das obras está à vista, frisou o autarca, que defende que este é agora um mercado totalmente renovado e com problemas estruturais finalmente resolvidos. A partir de agora o que é que faz falta é, segundo o edil, que os clientes regressem em força às compras neste local central da cidade. 

Além da intervenção no 4º piso, a requalificação dos talhos e acessos no 1º piso exigiu que os cofres municipais libertassem 750 mil euros, mas a intervenção no piso 2 também não ficou muito atrás: a reabilitação da zona de venda de peixe, passagens, balneários, cafetaria e espaços afetos aos funcionários custou quase 615 mil euros ao erário público. As obras no 3º andar representaram uma fatura de quase 255 mil euros e há que ter em conta também as reparações das zonas comuns, da instalação elétrica e de telecomunicação (mais de 286 mil euros) e da renovação na fachada que mudou a face do Mercado com um investimento de 710 mil euros.

Agora, na véspera do 40º aniversário do Mercado (2022), fica a faltar apenas a intervenção prevista para a zona envolvente, nomeadamente a reorganização do trânsito e a melhoria do local de cargas e descargas.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login