Rádio Onda Viva

Emissão Online

AAPN anuncia suspensão da interrupção da atividade de pesca

A Associação de Armadores de Pesca do Norte anunciou a suspensão da greve dos pescadores. Na sequência de uma reunião realizada na passada sexta-feira no Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Lisboa, “a Secretária de Estado, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a For-Mar, a Autoridade para as Condições do Trabalho, a Guarda Nacional Republicana (UCC) e os sindicatos representados assumiram compromissos importantes para que, em conjunto – associações representativas dos profissionais de pesca, legisladores e entidades reguladoras -, contribuam ativamente para que sejam clarificadas e ajustadas as normas que regulam o setor”.

No comunicado enviado à Onda Viva é referido que, “para já, estes compromissos serão levados aos associados e, estamos certos que, serão suficientes e irão de encontro com as necessidades imediatas para suspenderemos os protestos e a greve em vigor desde a passada quarta-feira e regressarmos à atividade esperando pelo fim e resultados do grupo de trabalho”. A informação termina com um reconhecimento pelo “esforço do Governo na resolução das queixas apresentadas pelo setor das pescas”.

Recorde-se que os barcos estiveram alguns dias encostados ao cais em sinal de protesto dos armadores pela alegada fiscalização excessiva por parte da GNR, acusada de estar a perseguir os homens do mar da região. No porto da Póvoa chegou a haver bastante tensão na passada quarta-feira e Manuel Marques, presidente da AAPN, foi na altura o porta-voz da indignação da frota da pesca artesanal do Norte e Centro do país, ou seja os barcos de cerca de 100 armadores, que empregam mais de 1500 pescadores.
Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login