Rádio Onda Viva

Emissão Online

CCT e CAM foram inaugurados "num dia importante para a Póvoa"

A tarde deste sábado foi de inaugurações na Póvoa de Varzim. Depois de alguns atrasos e derrapagens nos prazos, entram finalmente e oficialmente em atividade dois importantes equipamentos: o Centro de Atendimento Municipal, no espaço da antiga Garagem Linhares (adquirida pela Câmara em 2014 por 750 mil euros), assim como o Centro Coordenador de Transportes, nova designação da Central de Camionagem. “Um dia muito importante para o futuro do concelho”, considerou o edil Aires Pereira. 

O primeiro a receber a visita do executivo municipal foi o CAM, na Praça do Almada, cuja obra custou 2,9 milhões de euros e que passa a albergar diversas valências da autarquia que estavam dispersas por outros locais, como a Loja do Ambiente e a Tesouraria, assim como a secção de obras, licenciamento e contabilidade, entre outras. Os serviços lá disponibilizados presencialmente vão em breve também estar acessíveis numa aplicação para telemóvel ou computador, que vai permitir agendar atendimentos, marcar audiências e consultar pedidos. trata-se de uma aposta na modernização administrativa e inteligência urbana por parte da autarquia, que tem o intuito de fortalecer a Póvoa como 'smart city'. No local, que é ainda um canal de acesso aberto ao Metro, passa igualmente a funcionar uma Loja do Cidadão para assuntos relacionados com o Estado. Por agora tudo funciona com atendimento por marcação, devido às restrições trazidas pela pandemia, tendo a abertura ao público já sucedido no início desta semana. Recorde-se que uma das marcas deste novo edifício é a fachada inspirada na filigrana que faz alusão aos vários símbolos da Camisola Poveira segundo a ideia do arquiteto Rui Bianchi.

Numa jornada que também foi acompanhada por elementos da Assembleia Municipal, juntas de freguesia e algumas associações locais, seguiu-se a visita ao CCT, que custou 1,5 milhões de euros e, além da vertente dedicada ao transporte rodoviário coletivo de passageiros, também passa a integrar o Centro Póvoa Empresas (uma incubadora com diversos espaços a ocupar com jovens da ESMAD e outros interessados) e o Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira (que começa a atividade a 19 de abril com o primeiro curso para 20 pessoas dinamizado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional), sendo um equipamento apelidado de “triângulo dourado” pelo presidente Aires Pereira, que espera que "traga ainda mais gente e vida" a uma zona da cidade que tem nas proximidades vários estabelecimentos de ensino (Flávio Gonçalves, Rocha Peixoto, Eça de Queirós e MAPADI) e municipais (Pavilhão, Casa Juventude e Auditório). A sala de espera foi ampliada e mantém-se o bar/restaurante de apoio, além dos gabinetes das empresas transportadoras.
 
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login