Rádio Onda Viva

Emissão Online

Restos alimentares e resíduos verdes passam a ter contentores próprios

A Póvoa de Varzim conta com uma nova Estratégia para a Recolha Seletiva de Biorresíduos. A apresentação foi feita no Diana-Bar pelo edil Aires Pereira e pela vereadora Sílvia Costa, tendo servido para explicar a implementação de novos circuitos de recolha de Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB), ou seja, resíduos verdes (de jardins ou plantas) e restos alimentares, presentes habitualmente nos resíduos indiferenciados.

O projeto municipal é feito em parceria com a empresa SUMA e a campanha vai agora prosseguir com a sensibilização da população. A iniciativa vai chegar a todo o concelho. No caso dos resíduos verdes irá avançar em todas as freguesias, exceto a cidade, com a colocação de 621 contentores (verdes) na via pública. Já os resíduos alimentares passam a ser recolhidos através do sistema porta a porta (contentor castanho) onde ele já foi implementado (atualmente com uma adesão superior a 92%) ou em contentores de proximidade com controlo de acesso eletrónico, mas somente na Póvoa e em Aver-o-Mar.

Este processo vai permitir diminuir a quantidade de resíduos indiferenciados e posteriormente baixará a fatura que os munícipes passarão a pagar pelo lixo produzido e não pela água que consomem, através do sistema PAYT. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login