Rádio Onda Viva

Emissão Online

Época balnear já está a ser preparada

A próxima época balnear já está a ser preparada na Póvoa de Varzim. Com esse propósito foi realizada a tradicional reunião preparatória, este ano através de video-conferência, com todas as entidades com responsabilidade direta: Capitão do Porto da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Bruno Teles; Delegado de Saúde do ACES Póvoa de Varzim/ Vila do Conde, Luís Castro, representante da Docapesca, Eurico Martins; Presidente da Associação de Nadadores-Salvadores – Os Delfins, Carlos Ferreira; Presidente da Associação de Concessionários de Praia, Fátima Cunha; e Presidentes de Juntas de Freguesia do concelho. Este será o primeiro ano após a transferência de competências da Docapesca e da APA para o município no que diz respeito ao licenciamento de toda a orla costeira, mas Aires Pereira alertou que os procedimentos serão sensivelmente os mesmos e até mais simplificados, com a eliminação de diversas taxas relativas à ocupação de espaço público.  

Nesta altura ainda não se sabe o período em que decorrerá a época balnear dado que a portaria que define o início e fim não foi ainda publicada, mas a expetativa é que as datas sejam semelhantes às do ano passado. O edil ouviu todos os empresários do setor para perceber as datas que melhor servirão os interesses da população e do concelho, assumindo que continuará a dar total apoio. Aires Pereira disse também não esperar grandes dificuldades com a mudança de entidade administrante, até porque a instrução dos processos relativos às licenças se mantém nos mesmos locais. O autarca espera em breve ultrapassar todas as questões regulamentares e burocráticas para viabilizar uma atividade que, reconheceu, será novamente marcada pelas restrições trazidas pela pandemia da Covid-19.

Na sessão foi recordado o sucesso da época balnear de 2020, sem qualquer fatalidade registada, reforço das instalações dos lava-mãos e lava-pés, instalação complementar de dispensador de álcool-gel na frente balnear e reforço dos equipamentos da recolha de resíduos.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login