Rádio Onda Viva

Emissão Online

Correntes aproximaram coronavírus, Câmara da Póvoa já agiu

No seguimento das notícias sobre a confirmação de que o autor chileno Luís Sepúlveda ( que participou no último festival literário Correntes d´Escritas)  está infetado com o coronavírus, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, organizadora do evento, emitiu um comunicado onde informa que que “ foi constituído um grupo de acompanhamento, em contacto direto com as entidades responsáveis de saúde local, regional e nacional, tendo sido definido que toda a comunicação externa sobre este assunto será tratada diretamente pela Direção Geral de Saúde”. E há um sublinhado: “este grupo de trabalho seguirá todas as recomendações que, a cada momento, a Direção Geral de Saúde recomendar.

O município informa que no imediato este grupo de trabalho decidiu tomar as seguintes medidas de prevenção: todos os funcionários e colaboradores que contactaram diretamente, num espaço de um a dois metros, com o autor, devem ficar em casa, evitar contactos sociais e seguir os procedimentos da Direção Geral de Saúde, nomeadamente registar a temperatura duas vezes por dia. Em caso de dúvidas ou sintomas devem contactar de imediato o SNS 24 – 808 24 24 24; todos os restantes funcionários e colaboradores afetos ao evento mas que não tiveram um contacto mais direto, um a dois metros, com o autor, devem seguir uma auto vigilância do seu estado de saúde; foram contactadas todas as entidades que estiveram diretamente ligados ao evento de forma serem transmitidas as medidas necessárias;

Refira-se que, que pelos seus meios, a Câmara já alertou os munícipes para  quais os sinais, sintomas, riscos, formas de transmissão e medidas de prevenção a tomar.

O escritor Luis Sepúlveda, de 70 anos, foi internado num hospital das Astúrias após ter sido diagnosticado com coronavírus, este sábado, seis dias após de ter estado em Portugal.O escritor deu entrada num centro de saúde privado em Gijón, Espanha, na quinta-feira. Foi-lhe diagnosticada uma pneumonia aguda. Após testes realizados, foi confirmado que o escritor chileno está infetado com coronavírus.

A esposa, que afirmou a imprensa espanhola "estar bem", disse que os primeiros sintomas apareceram no regresso a Gijon, onde vivem, após uma semana em Portugal, para participar no festival "Correntes d' Escritas", entre 18 e 23 de fevereiro, na Póvoa de Varzim, avança o jornal asturiano "El Comercio". O escritor começou com os primeiros sintomas no dia 25 de fevereiro, terça-feira, dois dias depois de ter deixado Portugal, mas só procurou um médico na quinta-feira, dia 27.

Em Portugal, houve até agora 70 casos suspeitos de coronavírus, segundo o boletim informativo da Direção Geral de Saúde, enviado às redações às 19.15 horas de sábado. Do total de casos validados, "67 dos quais tiveram resultado negativo após testes laboratoriais, aguardando-se resultados dos restantes".

 

 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login