Rádio Onda Viva

Emissão Online

Buscas retomadas para encontrar desaparecidos (vídeo)

Tragédia do “Mar Nosso”. Foram retomadas  na manhã desta Sexta-feira Santa de má memória  para a comunidade piscatória local as buscas para localizar os pescadores desaparecidos no naufrágio que enlutou de novo as Caxinas. Três pesqueiros e um helicóptero estão envolvidos nas buscas para encontrar os pescadores desaparecidos que seguiam a bordo do pesqueiro de bandeira portuguesa e armador espanhol, "Mar Nosso", ocorrido esta  quinta-feira ao largo das Astúrias. O anuncio do retomar das buscas foi feito  pelo  Centro de Salvamento Marítimo de Gijón, que disse que ainda não existem informações quanto aos desapreciados - que são Francisco “Capitula” Santos e Manuel da Silva Carinha, ambos das Caxinas. A tripulação do barco ( de 32 metros de comprimento e 183 toneladas) era constituída por 12 marinheiros - cinco galegos (todos resgatados com vida) e sete portugueses, dos quais três morreram,  dois  continuam desaparecidos e os outros dois foram hospitalizados: Bernardino Augusto Bicho e Sebastião Ferreira Maciel. Os pescadores portugueses são naturais das Caxinas, Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.

O secretário de Estado das Comunidades já disse que os corpos dos pescadores que morreram no naufrágio deverão chegar a Portugal na próxima segunda-feira, 21 de abril, uma vez que hoje é feriado também em Espanha Os quatro tripulantes  do pesqueiro "Mar Nosso" internados em hospitais de Gijón – dois portugueses e dois espanhóis – estavam ontem a registar melhorias da hipotermia que sofreram ao cair à água. O mais afectado psicologicamente pelo acidente é o patrão do barco. José Cesário, secretário de Estado das Comunidades, disse na quinta-feira à noite à agência Lusa que estava em contacto com a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde. Questionado sobre o apoio do Governo português no transporte dos corpos dos pescadores, José Cesário garantiu que o mesmo dependerá das condições das famílias, mas o apoio não deixará de existir se for preciso. Os três mortos são Américo Francisco Bonito dos Santos, de 50 anos, de Vila do Conde, António Cascão, de 54, das Caxinas, e José Esteves Novo, de 62 anos também das Caxinas.

Conceição Novo,  mulher de um dos sobreviventes, Bernardino Augusto Bicho de 48 anos, das Caxinas, pensou inicialmente que o marido tinha morrido. Foram momentos  de angústia indescritíveis.José Festas, presidente da Associação Pró-maior Segurança dos Homens do Mar, está desde a primeira hora  a acompanhar de perto toda a situação, bem como a Câmara Municipal. O dirigente rumou hoje de manhã às Astúrias, numa comitiva onde se incluem os vereadores José Aurélio Baptista, Rui Aragão e o ex-presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde José Maria Postiga. Também os familiares das vítimas mortais deslocam-se hoje a Gijón reconhecer os corpos dos mortos. José Festas  disse ontem aos jornalistas  que as famílias estão a ser acompanhadas,  e que  quanto a causas para o acidente  não  existem pistas para já.

RECOMENDADAS

Login