Rádio Onda Viva

Emissão Online

"Eça de Queirós" volta a ser a melhor escola entre a Póvoa e Vila do Conde

"Eça de Queirós" volta a ser a melhor escola entre a Póvoa e Vila do CondeA Escola Secundária Eça de Queirós (ESEQ) foi, mais uma vez, a melhor escola entre as quatro públicas e uma privada dos concelhos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde. Tendo por base o ranking do Jornal de Notícias, que considera apenas os exames da 1.ª fase e as notas nas oito disciplinas com maior número de exames, a ESEQ ficou no lugar 88 entre as 632 escolas nacionais. A diretor da escola, Eduardo Lemos, explica o segredo da estabilidade no ranking da ESEQ.

A “Eça” subiu um lugar no ranking nacional face a 2015 e tem, agora, uma média nos exames de 11,84 valores. Só não subiu mais porque os resultados dos 22 alunos inscritos no exame de Filosofia prejudicou a média. A nota ficou-se pelos 9,1 valores e atirou a escola para o lugar 314 entre as escola do país. Eduardo Lemos diz que o problema é que muitos alunos foram para Filosofia a fugir a exames de disciplinas teoricamente mais complicadas. Ainda assim, a escola está a analisar a situação.

De resto, pela Póvoa, o Colégio de Amorim subiu mais de 200 lugares e está, agora, no lugar 111, acima da segunda pública poveira, a “Rocha Peixoto” (173.º). Ainda assim, mantém o fosso enorme entre a média da classificação interna final dos alunos e a média nos exames nacionais (4,33 valores).

Por Vila do Conde, a “José Régio” foi a melhor escola. Subiu 105 lugares e está, agora, na posição 262. O diretor, António Almeida, diz que o ranking não reflete a maior parte do trabalho da escola. A iniciativa, a pesquisa, o trabalho laboratorial, o sucesso de alunos com maiores dificuldades, nada disso é medido por ranking. Ainda assim, os resultados são importantes e a escola olha-os com cuidado.

A Matemática foi o “calcanhar de Aquiles” na escola vila-condense. Com uma média de 8,20 nos 141 exames realizados àquela disciplina, a escola já está a trabalhar para superar essa. O ano passado, foi Física e Química que não correu bem. Este ano, o “mal” foi corrigido e a Régio ficou no lugar 106 naquela disciplina, que foi mesmo a 2.ª melhor nos exames. A outra secundária de Vila do Conde – a “Afonso Sanches” – está em 364.º lugar. Subiu quase 100 posições face a 2015.

Em próximos serviços informativos, iremos analisar os resultados do ensino básico nas escolas da Póvoa e de Vila do Conde.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

     

RECOMENDADAS

Login