Rádio Onda Viva

Emissão Online

Comprar a primeira guitarra elétrica: quais as características a ter em conta?

Se está interessado em comprar uma guitarra elétrica pode ser difícil escolher a mais adequada para si perante a variedade de ofertas que existem. 

Há muitos modelos diferentes com características e opções diferentes, o que pode fazer com que seja difícil saber por onde começar a sua pesquisa. Se não tem ideia do tipo de guitarra que melhor se adapta às suas necessidades (e orçamento), não se preocupe!

Neste guia irá encontrar toda a informação de que irá precisar antes de comprar a sua primeira guitarra elétrica, um instrumento bastante versátil e um dos símbolos da cultura “rock”, que mudou a história da música tal como a conhecemos. 

 

Tipo de corpo

A primeira característica a ser considerada é o tipo de corpo da guitarra elétrica. Existem vários tipos de corpos de guitarra, incluindo as de corpo sólido, semi-sólido e oco. Cada tipo de corpo produz um som diferente, e a escolha do tipo certo dependerá do estilo musical que você pretende tocar.

Corpo sólido: É o tipo mais comum de guitarra elétrica e é usado em muitos estilos musicais diferentes. Esse tipo de guitarra produz um som mais brilhante e agudo. Se você está interessado em tocar rock ou metal, uma guitarra de corpo sólido pode ser a escolha certa para você.

No que diz respeito às guitarras de corpo sólido, existem dois nomes incontornáveis - Leo Fender e Les Paul. O primeiro protótipo de uma guitarra de corpo sólido foi desenvolvido por Les Paul nos anos 40, mas depois da ideia ter sido rejeitada pelos executivos da Gibson, foi Leo Fender quem conseguiu comercializar a primeira guitarra deste tipo, nos anos 50, batizando-a de Fender Broadcaster, e que mais tarde viria a adoptar o nome de Stratocaster. Certamente já ouviu falar nesses nomes, por isso, se está a pensar em comprar uma guitarra de corpo sólido, saiba que as evoluções homónimas destas guitarras ainda representam o padrão de excelência a nível mundial.

Corpo semi-sólido: Na década de 1930, os fabricantes de guitarra concentraram-se em amplificar estes instrumentos através de um altifalante, de forma a competir com outros instrumentos como a bateria, que conquistavam cada vez mais espaço por entre as bandas musicais. Foi a Gibson, em 1936, quem comercializou as primeiras guitarras semi-acústicas, sendo a ES-150s (Electric Spanish Series) a primeira de muitas, mantendo o seu design icónico quase inalterado até aos dias de hoje. As guitarras de corpo semi-sólido, também conhecidas por semi-acústicas, são uma opção popular para quem toca blues e jazz. Esse tipo de guitarra tem um corpo oco parcialmente fechado com um bloco de madeira no centro. Essa construção produz um som mais quente e cheio do que uma guitarra de corpo sólido.

Corpo oco: Geralmente reservado para estilos de música mais suaves, como jazz, blues e rockabilly, as guitarras de corpo oco e produzem um som mais suave e arredondado, sendo que a grande diferença em relação às guitarras de corpo semi-sólido, é que estas não detêm um bloco de madeira no centro do seu corpo.

No entanto, estas guitarras “ocas” tendem a produzir mais feedback do que as guitarras de corpo sólido ou semi-sólido, o que pode ser um problema junto dos amplificadores.

 

Pickups

Os pickups são das características mais importantes a serem consideradas na compra de uma guitarra elétrica. Os pickups são as bobinas de fio metálico que ficam na base da guitarra e que convertem as vibrações das cordas em sinais elétricos que podem ser amplificados.

Existem dois tipos principais de pickups: single coil e humbucker

Pickups “single coil”: São feitos a partir de uma única bobina de fio que produzem um som mais brilhante e claro, mas que são mais susceptíveis a algumas das interferências externas, que mencionámos anteriormente. São comuns em guitarras da família Fender, e usados em muitos estilos musicais diferentes.

Pickups “humbucker”:  Por outro lado, estes pickups são feitos a partir de duas bobinas de fio e produzem um som mais quente e “grosso”. Este tipo de pickups são mais comuns em guitarras da marca Gibson e frequentemente usados tanto em estilos de música mais pesados, como rock e metal, como em estilos mais articulados como o Jazz

Além do tipo de pickup, é importante considerar o número de pickups na guitarra. A maioria das guitarras elétricas tem dois ou três pickups, mas algumas têm apenas um. A escolha do número certo de pickups dependerá do estilo musical que você pretende tocar e da sonoridade que se pretende.

 

Escala

A escala é outra característica importante a ser considerada na compra de uma guitarra elétrica. A escala consiste numa faixa fina e longa, geralmente feita de madeira laminada, ou de algum outro material diferente do resto do pescoço da guitarra, que percorre a frente do braço da guitarra, diretamente sob as cordas.

Existem guitarras elétricas com as mais variadas escalas, mas as mais comuns são a escala curta (24,75 polegadas) e a escala longa (25,5 polegadas).

Escala curta: Comum em guitarras como a Gibson Les Paul, é conhecida por produzir um som mais quente e redondo. Isso ocorre porque as cordas mantêm-se mais frouxas e sob menor tensão, do que em uma guitarra de escala longa. A escala curta também pode ser mais fácil de tocar para pessoas com mãos mais pequenas.

A escala longa é mais comum em guitarras da família Fender e é conhecida por produzir um som mais brilhante e articulado. Isso ocorre porque as cordas estão sob maior tensão e conseguem produzir mais harmonias artificiais. A escala longa pode ser mais confortável para pessoas com mãos maiores.

 

Número de trastes

Outra característica importante a ser considerada é o número de trastes na guitarra. Os trastes são as barras de metal que ficam na escala da guitarra e ajudam a determinar a entonação correta das notas. A maioria das guitarras elétricas têm entre 21 e 24 trastes, mas não constituem uma regra.

Se está interessado em tocar solos e riffs mais complexos, pode ser uma boa ideia escolher uma guitarra com mais trastes, pois isso lhe dará acesso a notas mais altas na escala. No entanto, se ainda está a dar os primeiros passos neste mundo, a opção mais aconselhável será sempre uma guitarra com um menor número de trastes.

Comprar a primeira guitarra elétrica pode ser uma experiência emocionante, e com este guia, certamente que poderá fazer uma escolha mais informada no momento em que decidir comprar a sua guitarra elétrica. Ao considerar o tipo de corpo, a escala, o número de trastes e os pickups, poderá encontrar a guitarra que produz o som que procura e que melhor se adapta ao seu estilo musical.

Lembre-se de que a escolha da guitarra elétrica certa é uma decisão pessoal e que o mais importante é sentir-se realizado com a mesma. E se for canhoto, não se preocupe! Existem guitarras eléctricas à sua medida, para que não fique de fora. Se puder, experimente antes de escolher a sua guitarra, e procure aconselhar-se junto de músicos e especialistas. Uma guitarra elétrica é muito mais que um instrumento musical, é uma aventura para a vida.

Pesquisar

Login