Rádio Onda Viva

Emissão Online

Aluguer de carros para particulares: vale a pena?

Comprar um carro hoje em dia não é tarefa fácil, com várias escolhas e vários tipos de créditos, nem sempre existe uma opção fácil para poder escolher. Além do mais, caso precise de um crédito, está sempre dependente de uma aprovação no seu banco que pode ser, ou não, positiva.

É nesta incerteza, mas também nesta oportunidade, que chegam cada vez mais pessoas à conclusão que fazer o aluguer de um carro para pessoas particulares, e não apenas para as empresas, é a forma mais sensata de ter um automóvel que esteja atualizado, com um preço aceitável, e sem muitas burocracias. Antigamente este serviço estava apenas disponível para empresas, no entanto considerando a conjuntura atual o mesmo já existe há alguns anos a possibilidade de alugar carros para particulares, onde tem havido uma crescente preocupação para acomodar os interesses mais variados de uma família e pensar também naquilo que a maioria das famílias procuram num carro.

O que é o aluguer de carro para particulares?

O aluguer de carro, ou renting, é uma opção onde pode alugar um carro por um determinado período e beneficiar de todas as condições vantajosas que este não implica, nomeadamente aquelas que vamos referir neste texto de forma resumida. A principal vantagem é sem dúvida o facto de não ter de se preocupar com as burocracias, uma vez que tudo é tratado pelo serviço onde vai alugar o carro. O carro nunca chega a ser seu, mas sim da empresa que você contrata, e ao contrário do que possa pensar, isto é uma mais-valia para si. Imagine que aluga um carro por cinco anos, e que daqui a cinco anos basta entregar o seu carro e fazer o aluguer de outro carro. Na prática, estamos a permitir que qualquer avanço tecnológico chegue até às suas mãos com um baixo custo.

As vantagens do aluguer de carros a particulares

Além da principal vantagem indicada anteriormente, existem alguns fatores chave que fazem com que o aluguer de um carro seja mais prático do que a compra, e por isso para perceber quais é que são as vantagens decidimos explicar as mesmas de forma muito simples:

Investimento inicial

Quando faz o aluguer de um carro está a fazer um investimento inicial bastante reduzido, na prática está a fazer apenas um aluguer e por isso não tem que dar milhares de euros na compra de um carro novo. Por outro lado quando entregar o seu carro e tentar fazer uma nova compra, vai ter um carro mais atual.

Tecnologia sempre atualizada

Ao fazer o aluguer de um carro, é normal que queira o carro com mais tecnologia possível, que tenha poucos quilómetros e seja construído no ano mais recente possível. Quando faz o aluguer de um carro é isso mesmo que acontece mas não tem de comprar carros em segunda mão, ou novos muito caros, em vez disso faz o aluguer de um carro novo com tecnologia nova.

 Sem burocracias

Até agora falamos apenas de benefícios diretos, no entanto existem benefícios indiretos que também fazem sentido falar e demonstrar. Além da compra de um carro, tem de pagar seguro, documentação do carro e outras burocracias. No entanto quando faz o aluguer de um carro tudo isso é minimizado, e consegue avançar com o aluguer rapidamente.

Sem pagamentos “escondidos”

Depois de comprar o seu carro tem de pagar impostos, seguro, inspeções, troca de pneus, e todas aquelas coisas que sabemos que o mecânico faz. No entanto com o aluguer de um carro as coisas são ligeiramente diferentes, tudo isso está incluído no valor mensal do carro, isto é, não terá qualquer problema em poupar dinheiro e tempo neste tipo de coisas uma vez que toda a manutenção do carro está incluída com o seu aluguer. Todos os carros precisam de manutenção, já imaginou o dinheiro que vai pagar apenas no mecânico e com troca de pneus? Com o aluguer de um carro deixa de pagar, e começa a poupar.

Pense também no imposto de circulação e na inspeção, tudo isso está incluído, ou seja, as vantagens aqui são inúmeras!

Prazo de entrega

Quando todos os documentos estão entregues, em cerca de duas ou três semanas tem o seu carro. No entanto, se pedir um empréstimo bancário, este tempo pode demorar apenas na análise do empréstimo, ou seja, mesmo para uma rapidez naquilo que quer comprar ou alugar, o fator de alugar um carro em vez de comprar é sempre uma melhor solução.

O renting de carros a particulares é bom para mim?

Em jeito de conclusão, todas as vantagens demonstradas aqui são coisas palpáveis e reais que vão fazer diferença no seu dia-a-dia. Acreditamos que a expansão do mercado de aluguer de carros para o setor particular/residencial e não apenas para empresas faz com que a confiança de um mercado já estudado deixe também aos particulares a noção de que isto tem efetivas vantagens. Lembre-se sempre que pode escolher vários carros, de várias marcas e modelos, e falar também com o seu assessor em todo o processo para ter também a opinião dele.

Pesquisar

Login