Liga Portuguesa: Um Resumo das Melhores Equipas
- Detalhes
- Acessos: 3315
Decorrida a vigésima jornada da Liga Portuguesa, é possível começar a fazer ilações mais seguras relativamente ao eventual vencedor da Liga e às equipas que se podem classificar para os lugares europeus.
Num momento em que sete coletivos se destacam dos restantes por contarem com mais de 30 pontos conquistados, chegou a altura de tentar perceber como se comportam as melhores equipas da Liga Portuguesa. Para uma análise mais detalhada e acesso a previsões relativas a outros campeonatos, procure também consultar artigos adicionais, Prognosticos e Odds, e resultados de jogos.
Benfica
O treinador alemão Roger Schmidt gerou dúvidas nos adeptos encarnados após a sua chegada a Lisboa. Mas em menos de um ano, o antigo técnico do PSV passou de desconhecido dos portugueses a herói benfiquista. Sob a sua liderança, o Benfica recuperou a consistência e eficácia futebolística de outros anos e ascendeu com (relativo) conforto ao topo da tabela. Atualmente, apresenta-se como o mais forte candidato ao título.
Schmidt conta com um plantel interessante ao qual se juntaram reforços de grande nível, incluindo o campeão do mundo Enzo Fernández (que recentemente trocou o Benfica pelo Chelsea). Contudo, a revolução operada por Schmidt não dependeu maioritariamente de reforços, mas sim de uma reavaliação da prata da casa.
O treinador alemão lançou vários jovens na equipa principal e deu lugar de destaque a outros que careciam de minutos de jogo. António Silva e Gonçalo Ramos são até ao momento as grandes revelações da temporada, mas mesmo "velhos lobos" como João Mário ou Nicolás Otamendi refinaram as suas exibições após a chegada de Schmidt.
Porto
O Porto de Sérgio Conceição é o segundo provável vencedor da Liga Portuguesa, e—como é costume—apresenta-se como o principal rival do Benfica. Com Otávio como estrela da companhia e Mehdi Taremi na função de goleador de serviço, o Porto adaptou-se novamente às exigências do mercado de transferências e encontrou alento em revelações como Pepê ou Stephen Eustáquio.
A equipa da Invicta destaca-se por jogar um futebol fluído e eficaz, mas prima também pela experiência (apesar de contar com um bom número de jogadores jovens no plantel principal). A par de Otávio, o veterano Pepe é uma das figuras da época azul e branca, que tem sido marcada por muitos momentos altos e alguns momentos baixos. Na baliza, o internacional português Diogo Costa continua a mostrar porque é um dos melhores jovens guarda-redes da Europa.
Sporting de Braga
O Sporting de Braga de Artur Jorge perdeu algum fôlego após a pausa do Campeonato do Mundo, mas continua a ser uma das grandes surpresas do futebol português da temporada 2022/23. A pouca experiência de Artur Jorge suscitou dúvidas em alguns adeptos, mas o ex-avançado provou rapidamente ser o homem certo para liderar os arsenalistas.
No mercado de transferências de inverno, o Sporting de Braga reforçou-se à altura das altas expetativas da presente temporada e contratou, de uma só vez, os internacionais portugueses Pizzi e Bruma. Vitinha mudou-se para o Marselha a troco de muitos milhões, mas por Braga continuaram craques como Simon Banza e os irmãos André e Ricardo Horta.
Sporting
Bastante longe dos primeiros três classificados da Liga Portuguesa, o Sporting vive um ano difícil. Contudo, Rúben Amorim lidera uma equipa jovem que consegue jogar bom futebol e que tem potencial para chegar ao topo da tabela e conseguir a tão almejada classificação para a Liga dos Campeões.
Nos últimos meses, viveu-se uma renovação positiva no Sporting de Amorim, que ainda assim é um work in progress. Bons destaques incluem jogadores como o extremo Marcus Edwards ou o jovem português Youssef Chermiti. Lamenta-se a saída do lateral espanhol Pedro Porro no mercado de inverno, que tinha sido até então um dos melhores da sua posição na Liga Portuguesa.
Vitória Sport Clube
Depois de um começo tremido de Pepa, o Vitória Sport Clube beneficiou da mudança de treinador e ficou em boas mãos. Moreno, uma ex-lenda do clube, assumiu as rédeas de um plantel que conta com muitos jovens jogadores, mas que peca apenas pela falta de experiência.
Casa Pia
A equipa sensação da temporada 2022/23, o Casa Pia começou a época a lutar pela manutenção, mas encontra-se cada vez mais perto de assegurar uma presença na Europa. O emblema de Lisboa não parou de crescer desde que o atual técnico Filipe Martins chegou ao clube, e montou um 11 de primeira com base nos mesmos jogadores que utilizou na Segunda Liga.
Arouca
Se o Casa Pia é a surpresa do ano, o que dizer do Arouca? Os "retornados" à Primeira Liga não param de surpreender os especialistas, que acreditavam que o Arouca teria muitas dificuldades em escapar aos lugares de despromoção.
Contra todas as expetativas, o Arouca tem a manutenção virtualmente garantida e luta agora por objetivos bastante mais ambiciosos. Grande parte do mérito deve-se ao trabalho do treinador vimaranense Armando Evangelista, no clube há cerca de três anos.