Rádio Onda Viva

Emissão Online

Médico acusado de assédio sexual (vídeo)

Há um caso de alegado assédio sexual grave a assombrar o normal funcionamento do Agrupamento de Centros de Saúde da Póvoa de Varzim / Vila do Conde. Piropos, “apalpadelas, tentativas de agarrar e beijar e até visionamento de filmes pornográficos” foram denunciados por oito funcionárias da Unidade de Saúde Pública (USP). Em causa está o coordenador da Unidade, Rui Jorge Costa. A situação, dizem as vítimas, arrastava-se há vários anos. Em Maio, foi feita uma denúncia junto do Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho da ARS/Norte. Uma das vítimas relatou à Onda Viva alguns dos casos reportados por várias trabalhadoras, desde empregadas de limpeza a médicas.

A 20 de Maio, o Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho da ARS/Norte enviou uma informação, a que a Onda Viva teve acesso, à diretora do ACES, Judite Neves. Informava a gestora sobre os relatos de várias funcionárias da USP e recomendava, entre outras coisas, a reestruturação da Unidade liderada por Rui Jorge Costa. A verdade é que, volvidos quase cinco meses, nada aconteceu e Rui Jorge Costa continua a trabalhar lado a lado com as alegadas vítimas e a chefiar a Unidade.

Quem se diz vítima do médico afirma que nunca se imaginou a fazer parte dos números de uma estatística à qual preferia não pertencer. Relata o dia-a-dia de quem, depois de tentar travar os avanços do clínico, é ameaçada todos os dias, humilhada em público, maltratada e destacada para fazer as “piores” tarefas. Entre as alegadas vítimas, há pessoas que estão de baixa e quem já tenha pedido para abandonar o serviço.

 
 
 

RECOMENDADAS

Login